Simpósio debate preservação de patrimônios e memória

Publicada em 23/08/2018 às 16:55

Mais de 70 pessoas, entre acadêmicos, estudantes e entusiastas participaram da abertura nesta quarta-feira (23)

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) abriu na manhã desta quinta-feira (23) o 6º Simpósio sobre Patrimônio Material e Imaterial. Com o tema “Patrimônio, Território e Diversidade Cultural”, esta edição integra as ações do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural e é uma realização do Departamento de Patrimônio Histórico (DPH) da Unidade de Gestão de Cultura (UGC) com a Universidade Paulista (Unip) de Jundiaí e com a Faculdade de Tecnologia (Fatec), em cujo auditório a cerimônia foi realizada.

Entre os mais de 70 participantes, as alunas do curso de Eventos da Fatec Marina Baratela e Gabriela Espinel viram no evento uma possibilidade de complementar assuntos já tratados em aula. “Fazem parte da nossa grade curricular os cursos de gestão de patrimônios e de projetos. O ambiente do simpósio ajuda ainda mais a agregar as discussões acadêmicas e é importante a participação dos alunos num evento que a faculdade também promove”, esclarece Gabriela.

Gabriela e Marina pretendem participar de mais atividades do Simpósio

Representando o prefeito Luiz Fernando Machado, o gestor da UGC, Marcelo Peroni, destacou a participação do público jovem e a importância de se ter um mês inteiro para discutir a preservação do patrimônio. “Cada vez mais eu me convenço de que a decisão do prefeito de transferir, em 2017, a UGC para este Complexo Fepasa foi acertada. Se não ressignificarmos o olhar para o patrimônio, bem como o seu uso, podemos revitalizar os espaços, mas logo em seguida, sem uso e ocupação, eles voltam ao abandono. Em pouco mais de um ano já demos passos importantes. Prova disso é o sucesso já alcançado em tão pouco tempo pelo programa Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio e os mais de mil artistas que, semanalmente, fazem gratuitamente uso deste espaço”.

Após a abertura, a conferência inaugural do Simpósio teve como tema “Museologia e Patrimônio Ferroviário em Portugal”, com o Prof. Dr. Fernando Pimenta (Universidade de Coimbra), que fez suas considerações por Skype diretamente de sua casa na Ilha da Madeira.

Como novidade, conferência inaugural do Simpósio foi feita à distância

O evento prossegue em salas diversas do Complexo Fepasa durante esta quinta (23) até o sábado (25) e contará com lançamentos de projetos, conferências, mesas-redondas, visita técnica, exposição de fotos, cine debate e apresentação de trabalhos acadêmicos. A programação completa pode ser consultada no site da Cultura.

Também compuseram a mesa-diretora nesta quinta-feira (23) o diretor do DPH, William Paixão; o diretor da Fatec Jundiaí, Francesco Bordignon; a responsável pelo curso de Arquitetura da Unip, a professora Valéria de Paiva, representando a direção da universidade; o presidente do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural (Compac), Antônio Bezerra. O presidente da Câmara Municipal, o vereador Gustavo Martinelli, foi representado por um assessor.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/08/23/simposio-debate-preservacao-de-patrimonios-e-memoria/
Leia mais sobre