Cultura encerra a 2º edição do Festeju com premiação

Publicada em 01/10/2018 às 15:26

Prêmios foram entregues aos artistas em noite de festa no Complexo Fepasa

A Unidade de Gestão de Cultura (UGC) encerrou na noite desse domingo (30) a programação da 2ª edição do Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju). Realizado na Sala Jundiaí do Complexo Fepasa, encerramento contou com a premiação dos espetáculos da Cena Amadora.

A programação gratuita desta edição contou com oficinas gratuitas, além de oito espetáculos pela Cena Profissional e outros 15 pela Cena Amadora, de companhias teatrais de quase 15 Municípios brasileiros. Conforme previsto em edital, foram premiadas as três melhores apresentações da Cena Amadora, além dos melhores: espetáculo por apreciação popular, atriz, ator, diretor, cenário, figurino, sonoplastia, maquiagem, iluminação e pesquisa.

Direção é o novo curso oferecido pela Cultura e SP Escola de Teatro
Encontro de Corais chega à sua 29ª edição em outubro

Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, diversos foram os destaques desta edição. “Nesta edição, triplicou o número de grupos participantes pela Cena Amadora, categoria que teve muito interesse pelo público e que lotou a Sala Jundiaí em quase todas as suas apresentações e que participou com entusiasmo dos debates após os espetáculos. Isso demonstra que o Festeju atendeu não somente ao interesse da Cultura em fomentar a atuação dos atores, mas também a formação de público.”

Com apresentações gratuitas no Teatro Polytheama e no Complexo Fepasa, o Festival também levou nos dias 19 e 29 de setembro, respectivamente, as peças “Vikings e o Reino Saqueado”, da Cia. os Palhaços de Rua, “Escola de mulheres”, do Grupo Barracão, para atrair o público que passava pela Praça Governador Pedro de Toledo, a Praça da Matriz.

O 2º Festeju foi uma realização da UGC, em parceria com o Conselho Municipal de Política Cultural e a Câmara Setorial de Teatro, e com o apoio institucional do Sesc, por meio do qual foram realizadas oficinas relacionadas a práticas teatrais.

Foram premiados nesta edição do Festeju:

Melhor espétaculo

• Aquilo que fica guardado na memória – Coletivo Mundaréu
  • Tem Frufru nesse Angu – Grupo de Teatro Uta
  • Reação Reação in Cadeia – Cia Artenager

Melhor iluminação: Barbosa Neto

Melhor maquiagem:  Marcelo Saturno

Melhor Cenário: Dorival de Souza

Melhor pesquisa: Will Jesus

Melhor atriz: Jessica Santoro

Melhor ator: João Paulo dos Santos

Melhor Sonoplastia: Adelmo Henrique