História da cidade será contada em depoimentos

Publicada em 19/10/2018 às 18:28

Jayme Martins contou sua história para projeto ‘E por mim também Jundiaí se faz grande’

A Rede TVTEC realizou na manhã desta sexta-feira (19) a terceira gravação do projeto “E por mim também Jundiaí se fez grande”, que fará parte do acervo da Unidade de Cultura (UGC) por meio da Diretoria de Patrimônio. O convidado da vez foi o jornalista Jayme Martins.

Projeto ‘Tocar e Encantar Jundiaí’ se apresenta no Fepasa
‘Sexta no Centro’ terá eleição da Corte da Uva 2019

Martins iniciou sua carreira na década de 1950 como locutor de rádio em Marília. Nos anos 60 trabalhou como Editor Chefe no jornal “O Jundiaiense” e como Chefe de Reportagem no jornal “A Última Hora” em São Paulo. Durante o período militar, Jayme se mudou para a China, onde trabalhou como editor de serviço de português na Rádio Internacional da China e foi correspondente do jornal “Estado de São Paulo”. Retornou ao Brasil em 1978 , quando começou seu trabalho na Prefeitura de Jundiaí como Coordenador de Planejamento. Foi dele a ideia inicial do projeto de despoluição do Rio Jundiaí, que constitui a menos bacia hidráulica do estado de São Paulo.Em 1989, deixou a Prefeitura para retornar à China, onde cobriu a Revolta da Praça da Paz Celestial o que lhe concedeu o prêmio Líbero Badaró de Jornalismo. Ao retornar novamente ao Brasil, Martins se tornou o Editor Chefe do jornal “Roda Viva”.

Na entrevista, ‘Seo’ Jayme, como é conhecido, contou um pouco de sua trajetória de vida, desde sua infância até o momento em que impactou a história de Jundiaí.

O projeto foi criado pela Unidade de Gestão de Cultura, por meio da Diretoria de Patrimônio, com a produção da TVTEC. Serão 22 entrevistas com profissionais e personalidades que fizeram parte do desenvolvimento da história da cidade. Para o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico e Cultural, William Paixão, o projeto “E por mim Jundiaí também se fez grande” é de grande importância, pois fará parte do acervo histórico para futuras pesquisas que tiverem como objeto de estudo a história da cidade, porém de uma maneira diferente, contada do ponto de vista dos personagens que tiveram papel fundamental e decisivo na construção dessa história. “Graças à essas pessoas, Jundiaí tomou rumos que talvez, sem elas, não teria tomado” comenta Paixão, “Mais do que homenagear esses personagens, o projeto também visa proporcionar um acervo muito rico de pesquisa para o futuro. É um trabalho muito sério de geração de conteúdo”.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/10/19/historia-da-cidade-sera-contada-em-depoimentos/
Leia mais sobre ,