Comemorações do Dia da Consciência Negra recebem elogios da população

Publicada em 22/11/2018 às 16:41

Evento contou com shows musicais, exposições, apresentações e opções gastronômicas

Os shows musicais, exposições, apresentações e opções gastronômicas do Dia da Consciência Negra, comemorado na última terça-feira (20), receberam os elogios dos participantes, que lotaram o Complexo Fepasa ao longo do dia. O evento, promovido pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e pela Assessoria de Políticas para a Igualdade Racial da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC), aproveitou para comemorar a data, embalado pelos sons da Banda Funk’s Natra; do cantor Big Chico, um dos maiores nomes da soul music; e da apresentação do Bloco Afro Kererê, que emendou a sua participação com um desfile pela avenida União dos Ferroviários.

Cultura nos Parques traz atrações da Consciência Negra
Em clima natalino, Criju promove concurso de presépios

A servidora Nínive Bueno ressaltou a importância da data. “O dia 20 de novembro, além de ser um dia de reflexão, devido à morte de Zumbi dos Palmares é uma data importante para valorização da cultura africana na formação da cultura brasileira. É gratificante que haja em Jundiaí encontros como este para abordar a importância da cultura do povo africano. Participei da oficina ‘Negritude da Cultura Pop – As potências do corpo negro da música’, uma exposição através da linha do tempo sobre a influência de cantores negros e os contextos históricos de cada país, e acompanhei também as atrações de diferentes estilos musicais, como samba, rap, hip-hop e blues. Estava tudo ótimo”.

Nínive acompanhou atenta a oficina sobre potências do corpo negro da música

Jensen Silva já participou de vários eventos no Complexo Fepasa, mas elegeu esta edição do Dia da Consciência como o melhor. “Foi um evento bem diversificado musicalmente, inclusive pelo espaço que foi aberto tanto para o Rap quanto para a Soul Music. Outra escolha acertada foram as barracas vendendo itens relacionadas à cultura negra”.

Já Paula Othero, que é permissionária dos varejões municipais, elogiou a organização do evento. “Este foi mais um evento promovido pela Prefeitura que merece elogios pela sua organização. As diversidades na música, artesanato local e de gastronomia demonstram como jundiaí sempre faz a diferença e proporciona à população um feriado cheio de atrações”.

Outra participante, Francis Carolim é apaixonada pelo assunto e diz que o evento preencheu todas as suas expectativas, “Foram atrações diversificadas e animadas. Reencontrei diversos amigos amantes dessa vertente cultural. Esta festa vai deixar saudades e expectativas de que venham mais.”

Foto: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2018/11/22/comemoracoes-do-dia-da-consciencia-negra-recebem-elogios-da-populacao/