Cultura Jundiaí | http://cultura.jundiai.sp.gov.br

363 anos: atividades culturais e parada movimentam Centro

Publicada em 03/12/2018 às 09:46

As comemorações do Aniversário de 363 anos de Jundiaí, que se iniciaram na manhã de sábado (1), com a entrega da Clínica da Família e da Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24H) Vetor Oeste, prosseguem com muitas atividades. Na manhã de domingo (2), foi realiza a abertura da exposição “Eternas Rainhas: rainhas da Uva de todos os tempos”, na Pinacoteca Diógenes Duarte Paes, além do desfile “Parada da Uva” pelas ruas da cidade, celebrando o início da colheita da fruta, que é marca da cidade. A programação de aniversário segue até o dia 16.

“Parada da Uva” pelas ruas do Centro saiu da Pinacoteca

CONFIRA AS FOTOS

“A Uva é o símbolo de nossa cidade e sua colheita começa no mês do aniversário. Por isso a importância da exposição e da parada para ressaltar a história e celebrar a fartura nas mesas. A participação da população concretiza o trabalho desenvolvido para que os jundiaienses vivam e ocupem Jundiaí”, comentou o gestor da Unidade de Gestão Cultura (UGC), Marcelo Peroni. O gestor ainda lembrou que a 26ª Festa da Uva receberá a exposição de trabalhos fotográficos desenvolvidos em concurso sobre o tema produção de vinho em adega.

A família de Odair Lourençon, do Traviú, participou da parada com seu trator enfeitado. “Temos 50 mil pés de uva. É importante trazer a produção de uva para as comemorações de aniversário da cidade. As pessoas conhecem o que a cidade tem”, explicou o produtor rural. Ao todo foram 20 comunidades participantes da parada, que circularam pelas ruas da cidade, celebrando o aniversário e história de Jundiaí, que se entrelaça com a da produção da fruta.

Apresentação da OMJ e Coral Municipal lotou Praça Floriano Peixoto, na tarde de sábado

Musical
No sábado (1), a Praça Floriano Peixoto fiou lotada para a o show do cantor Eduardo Dusek e apresentação da Orquestra Municipal (OMJ) com o Coral Municipal, Coral Canarinhos da Terra, soprano Ludmilla Thopmson e o trompetista Thiago Araújo, que apresentaram cantatas de Bach e Händel, além de canções tradicionais natalinas, no Coreto da Praça Floriano Peixoto. Para o agente de correios Émerson de Souza Borborama a apresentação da OMJ com o Coral Municipal foi um presente. “Passei pelo Centro para encontrar com a esposa. Enquanto a espero sair do trabalho aproveito para acompanhar a apresentação. É muito importante essas iniciativas para levar a cultura e arte próximos da população”, comenta.

LEIA TAMBÉM
Reformas do Solar são referência para o Brasil
Polytheama faz 107 anos com programação especial

Entre os principais destaques, estão os 50 novos ônibus; a 12ª Escola Inovadora (Emeb Cleonice Adolpho de Faria); a reabertura do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão; a inauguração da nova iluminação da pista do Bolão; as entregas da segunda Praça que Acolhe com WiFi, no Vianelo e das obras de galerias e asfalto do Jardim das Tulipas 2. Confira a programação completa no site.

Assessoria de Imprensa
Fotos: Fotógrafos PMJ


Publicada em 03/12/2018 ▪ Leia mais sobre , , , ,


Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/2018/12/363-anos-atividades-culturais-e-parada-movimentam-centro/