Grafitagem renova visual do viaduto da avenida Nove de Julho

Publicada em 16/01/2019 às 18:24

Em seu painel, Estranho mistura elementos naturais com urbanos

Foram encerradas no último fim de semana as intervenções artísticas de grafitagem no viaduto da avenida Nove de Julho, sob a avenida Jundiaí. As ações, realizadas em duas etapas, deram cara nova ao espaço, por meio das intervenções dos artistas Estranho, Insane, Dario Gordon, Vítor Esg, Guilherme Asthma e Leandro Imortal, convidados pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC).

Na primeira etapa, as intervenções realizadas na parede da margem leste do córrego do Mato se tratam de releituras dos patrimônios municipais que antes estavam pintados no local e foram realizadas como parte da programação do aniversário de 363 anos do Município. Entre as referências, estão a Uva Niagara rosada, o vinho, o bagre Jundiaí, o galo do Paulista Futebol Clube, o Teatro Polytheama, a Ponte Torta e o Clube 28 de Setembro, pintados de acordo com proposta artística da UGC.

Painéis finalizados nesse domingo (13) trazem trabalho autoral dos grafiteiros convidados

Já nos cinco painéis da margem oposta e num painel lateral, terminados nesse domingo (13), cada artista pôde o realizar um trabalho autoral, de divulgação de sua linguagem artística, levando para o espaço as marcas pelas quais são reconhecidos em diversos outros espaços de Jundiaí. Para Estranho, a iniciativa quebra paradigmas. “A grafitagem não é pintura em parede, é uma intervenção. Por meio desta ação, a Prefeitura disponibilizou um espaço de relevância para que artistas desenvolvessem sua obra autoral e fossem reconhecidos”, declara o artista, responsável pelo painel central, onde mesclou elementos urbanos com naturais.

Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, intervenções demonstram o quanto a atividade cultural em Jundiaí é pulsante. “Por meio dessa ação, quisemos dar nova vida a aquele espaço, permitindo que ele dialogasse mais com a comunidade por meio da grafitagem, arte urbana e democrática”.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/01/16/grafitagem-renova-visual-do-viaduto-da-avenida-nove-de-julho/
Leia mais sobre