Carnaval 2019 tem programação definida

Publicada em 15/02/2019 às 11:09

Os participantes do Centro Integrado verificaram os trajetos por imagens de satélite

A programação dos desfiles das escolas de samba e dos blocos de ruas do Carnaval 2019 está disponível. Os locais de trajetos, datas e horários dos desfiles foram alinhados com os representantes de cada agremiação, e a confirmação veio após encontro realizado na Sala de Situação do Paço Municipal, da qual participaram os representantes de Unidades de Gestão da Prefeitura, da Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Guarda Municipal, Gabinete de Gestão integrada Municipal (GGIM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da Liga Jundiaiense das Escolas de Samba (Lijunes). Participam do Carnaval este ano oito escolas de samba e 14 blocos de rua.

CONFIRA AS DATAS E OS LOCAIS

Iniciativa privada e segurança
Os desfiles das escolas de samba ficarão concentrados em área na Cidade Administrativa, local onde ao longo do ano também servirá como espaço para ações de educação para o trânsito e de cultura. “A nova área de desfiles, na Vila Hortolândia, apesar de próxima ao Centro e do terminal de ônibus, fica distante de residências. A alternativa contempla um espaço adequado para os foliões e, ao mesmo tempo, o sossego para quem aproveita os dias de Carnaval para descansar. Neste ano também propusemos o chamamento para os blocos, a fim de organizá-los, e abrimos o edital para o patrocínio de toda a infraestrutura da festa por parte da iniciativa privada, o que vai garantir economia de dinheiro público”, disse o gestor da Unidade de Cultura, Marcelo Peroni.

Com a presença da iniciativa privada, a Prefeitura e setores de segurança e fiscalização estarão com as atenções voltadas ao Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ), sistema de integração entre as forças de segurança e demais segmentos envolvidos, lançado no ano passado e considerado um exemplo de efetividade. Neste ano, a instalação será feita novamente no Paço Municipal e terá abertura sempre uma hora antes do início de cada desfile, estendendo o monitoramento até o término de cada evento, quando estiver finalizada a limpeza dos locais.

Cada entidade definiu o número de agentes que irá disponibilizar para os locais de desfile e para o acompanhamento remoto no CICCJ. Os participantes acompanharam também os trajetos por imagens de satélite, a fim de identificar ajustes necessários para a segurança dos foliões.

Peroni ainda enfatiza a campanha de conscientização dos foliões, que também está de volta. “Devido ao sucesso do ano passado, decidiu-se retomar a afixação das mensagens de conscientização sobre a não violência contra a mulher, a preservação do meio ambiente, uso consciente de bebidas alcoólicas, prevenção às Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs) e a preservação do meio ambiente em todos os locais de desfile.”

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/15/carnaval-2019-tem-programacao-definida/