Festa da Uva: 200 mil pessoas e produtores satisfeitos

Publicada em 05/02/2019 às 11:37

Festa supera números das edições anteriores e expectativas da organização

A 36ª Festa da Uva e 7ª Expo Vinhos chegou ao fim no domingo (03), e os números impressionam: cerca de 200 mil visitantes (30 mil a mais do esperado pela organização e cerca de 50 mil a mais em relação ao ano passado) passaram pelo Parque da Uva e quase 107 toneladas de frutas (três a mais que o ano passado), 8.500 garrafas de vinho e outras mais de mil garrafas de suco de uva artesanal foram vendidas. O balanço final não somente superou os índices de edições anteriores, mas também as expectativas para 2019.

Produtores comemoram as vendas durante os três finais de semana da Festa

Por parte dos produtores locais, a satisfação com as vendas é quase unânime. Um dos que comemoram é o Clemente Maziero, que tem uma tradicional adega no bairro do Caxambu. “O saldo desta festa foi ótimo. Levamos mais de dez opções de vinhos, além de suco de uva, licores e bagaceiras. Parabéns para a Prefeitura, pelo exemplo de organização e de divulgação da Festa, responsável por trazer turistas inclusive de outros Estados”. Já do bairro do Caxambu, o produtor de uvas Eduardo Bortolo também festeja. “Durante a Festa, conseguimos escoar cerca de 20% da produção e todos saem ganhando, produtores e consumidores, devido ao preço sem intermediários.”

Pinacoteca recebe aquarelas e arte urbana
Complexo Fepasa recebe oficina e espetáculo
Poly terá estreia da Cia de Teatro e Semana de Humor

Para o prefeito Luiz Fernando Machado, números expressivos e aprovação entre visitantes e produtores demonstram o acerto no modelo do evento. “A Festa congrega, por meio de suas opções gastronômicas e culturais, o que há de melhor em Jundiaí, e é por isso que a comunidade prestigia. Sem contar pelo formato do evento, que privilegia os produtores, artistas e artesãos locais e auxilia no escoamento da produção vitivinicultora. Nas ocasiões em que estive no Parque da Uva, foram só elogios”, comemora o prefeito.

Para o gestor de Cultura, Marcelo Peroni, o sucesso da Festa está ancorado em seu formato consolidado e nas experiências que ela proporciona. “A valorização dos patrimônios da cidade, o aumento das intervenções artísticas e a ampliação dos atores do receptivo e das vinhateiras são marcas que transformam as experiências de cada visitante. Para a próxima edição, além de repetir este formato consolidado, que fomenta a economia criativa, já pensamos em novas ampliações, inclusive no total de dias de Festa”.

Para Luiz Fernando, formato de sucesso privilegia os produtores, artistas e artesãos locais

O gestor de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Eduardo Alvarez, ressalta como o recorde de público reflete no recorde de vendas. “Entendemos que este é o formato da Festa, como forma de mais serviço à população que a Prefeitura entrega, e que permite a integração de diversas Unidades de Gestão em sua organização”. E promete: “a edição de 2020 promete inovações, inclusive no engrandecimento do agricultor local, prestigiado pelos leilões das frutas premiadas, que ultrapassaram os R$ 7 mil e serão destinados ao Fundo Social de Solidariedade (Funss).

Também as arrecadações de alimentos não perecíveis doadas de forma voluntária pelos visitantes e destinadas ao Fundo Social, ainda que preliminares, batem o recorde do ano passado. Neste ano, nos dois primeiros finais de semana da Festa, as doações chegam a quase quatro toneladas, frente às três toneladas totais de 2018.

ASSISTA À REPORTAGEM DA TVTEC JUNDIAÍ

Publicada em 05/02/2019 ▪ Leia mais sobre , , , ,

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/2019/02/festa-da-uva-200-mil-pessoas-e-produtores-satisfeitos/