Pinacoteca disponibiliza reprodução de clássicos para mostras itinerantes

Publicada em 14/02/2019 às 17:24

Mostra traz nomes com o Da Vinci, Van Gogh, Dali, Velásquez e outros gênios das Artes Plásticas

A Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes volta a expor as cerca de 70 obras que incluem o “Museu de Arte Didacta”, coleção de reproduções de clássicos importantes das Artes Plásticas mundiais. Os quadros reproduzem coleções particulares e acervos de grandes museus e galerias de mais de doze países, como British Museum de Londres, o Louvre de Paris, Museu do Prado de Madri, Basílica de São Pedro no Vaticano e o Museu de Arte de São Paulo (Masp).

A exposição em ordem cronológica começa com reproduções de tumbas egípcias e segue pelos estilos Renascentista, Impressionista e Expressionista e chega ao Modernismo, por meio de reproduções como de a Pietà de Michelangelo, a Gioconda de Leonardo da Vinci e Retrato de Marilyn Monroe de Andy Warhol.

A mostra fica exposta até para visitação gratuita até o dia 31 de março. A partir dessa data, as instituições de ensino que quiserem fazer o empréstimo dos itens para atividades escolares podem entrar em contato com a Pinacoteca, que dispõe, inclusive, de bolsas adequadas para transporte das obras.

Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, novidade é resultado de série de melhorias pelas quais os equipamentos culturais municipais vêm passando. “As obras da coleção ‘Museu de Arte Didacta’ foram adquiridas há décadas pela Prefeitura e ficaram por anos guardadas sob condições inadequadas. Depois de revitalizadas e higienizadas, as obras não só voltam a fazer parte do acervo técnico da Pinacoteca, como se tornam itinerantes. Isso junto com as reformas e com a instalação do equipamento que utiliza ozônio para controlar a qualidade do ar e termômetro para controle de temperatura desde o ano passado. Preservação é, felizmente, a nova realidade dos nossos equipamentos”.

Parte final da exposição traz Warhol, Picasso e Pollock

Quem for à Pinacoteca poderá conferir também a mostra de aquarelas “Jundiaí em 14 Passos”, da artista Graziella Maré e “Criança não é de rua”, de VULGOXIS, que ficam até o dia 05 de março, além das mostras permanentes com as aquarelas de Diógenes Duarte Paes e dos quadros do artista ítalo-jundiaiense Inos Corradin.

A Pinacoteca faz parte do Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil) e fica na rua Barão de Jundiaí, 109, Centro. O horário de funcionamento é de terça a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados, domingos e feriados, das 9h às 16h. Mais informações e as solicitações de empréstimos podem ser obtidas pelo telefone (11) 4586-2326.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/02/14/pinacoteca-disponibiliza-reproducao-de-classicos-para-mostras-itinerantes/