Carnaval de Jundiaí reuniu famílias e não registrou ocorrências graves

Publicada em 06/03/2019 às 12:05
Dois guardas municipais monitoram movimento na área da Cidade Administrativa

Sessenta guardas municipais trabalharam na segurança durante os desfiles

Entre os dias 22 de fevereiro e 5 de março, cerca de 67 mil pessoas participaram de 12 blocos de rua no Carnaval de Jundiaí. Já no espaço multiuso montado na Cidade Administrativa, o público dos dois dias de desfile (sábado e terça-feira) chegou a 13 mil pessoas.  Em ambos os casos, a população contou com o apoio do Centro Integrado de Comando e Controle de Jundiaí (CICCJ), que atuou para promover a segurança das muitas famílias e do público em geral que compareceram em todos os dias da programação.

O prefeito Luiz Fernando Machado destacou que proteger os cidadãos de bem e manter a ordem na cidade foram as prioridades desde o início dos preparativos. “Pela quarta vez fizemos o monitoramento do espaço público a partir de todo o aparato de segurança e tecnologia do CICCJ, obtendo sucesso em todas as situações. Nenhuma ocorrência grave foi registrada e foi garantido o direito de todos, seja de quem quis participar do evento, seja o de quem preferiu ficar em casa”, afirmou.

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, citou a forte presença de famílias nos blocos e nos desfiles. “Foi um Carnaval sem grandes intercorrências, com muitos pais e filhos curtindo juntos a folia. Buscamos o equilíbrio desde o início e, por isso, pensamos em um espaço que oferece conforto e comodidade para todos. A área multiuso onde ocorrerem os desfiles será muito utilizada em outras atividades daqui em diante, especialmente depois da aprovação do público”, pontuou.

Dois adultos e três crianças da mesma família juntos para ver o desfile

Público que assistiu aos desfiles chegou a 13 mil

O sistema de monitoramento em tempo real do CICCJ, montado na Sala de Situação do Paço Municipal, permite ter respaldo completo na prevenção e atendimento a ocorrências que geralmente são potencializadas durante eventos de grande público. “A resposta a estas intercorrências se dá de forma muito mais dinâmica e acertada, já que temos reunidos todos os entes da segurança pública com o mesmo propósito”, completou Luiz Fernando.

O CICCJ é formado pela Prefeitura de Jundiaí, Companhia de Informática de Jundiaí (Cijun), Guarda Municipal, Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar (11º e 49º batalhões), Polícia Civil e Poder Judiciário – Juizado de Menores. Nos dias de programação, 21 câmeras e drones acompanharam o trajeto de cada desfile, iniciando o monitoramento uma hora antes do início do evento, estendendo-se até o término, quando finalizada a limpeza dos locais.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/03/06/carnaval-de-jundiai-reuniu-familias-e-nao-registrou-ocorrencias-graves/