Corpos artísticos fomentam a produção cultural no Município

Publicada em 27/03/2019 às 17:30
Foto de cima do Teatro Polytheama com plateia, frisas, galerias e arquibancadas
Polytheama é um dos poucos teatros centenários do Brasil

Motivos não faltam para que Jundiaí comemore com o resto do mundo nesta quarta-feira (27) o Dia Internacional do Teatro. Além de uma sala de espetáculos centenária como o Polytheama, que comemorou em 13 de dezembro do ano passado o seu 107º aniversário, Jundiaí se configura entre os poucos Municípios brasileiros que dispõem de corpos artísticos ligados à Prefeitura e viabilizados por meio de recursos públicos.

Conheça os corpos artísticos da cidade

Para o gestor da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), Marcelo Peroni, a Orquestra e Coral Municipais, a Cia. Jovem de Dança e a Cia. de Teatro representam não somente o enriquecimento do calendário municipal e das linguagens artísticas, mas uma forma de fomentar o trabalho da classe. “A manutenção dos corpos artísticos que já estavam em atuação e a retomada da companhia de dança, que estava inativa, figuravam no plano de governo do prefeito Luiz Fernando Machado e hoje seus trabalhos se complementam e dialogam. Esse tipo de investimento faz parte da construção de uma política cultural e coloca Jundiaí, os cerca de 80 artistas envolvidos e os cidadãos num rol de privilegiados”, comemora.

Wagner Nacarato, diretor do Departamento de Teatros da UGC, vê o impacto positivo nacionalmente. “Para as audições da Orquestra tivemos quase 70 inscritos, um recorde. Jundiaí dá um passo à frente na valorização da Cultura e garante que seus artistas tenham espaço para divulgação de seu trabalho e talento. Mesmo a Cia. de Dança, que recomeçou do zero, já demonstrou com seu novo fôlego muita maturidade logo na estreia”, comemorou Nacarato, que adianta agenda conjunta das companhias ao longo do ano.

Artistas em foto posada, em frente a banner com brasão da Prefeitura
Investimento da Prefeitura atinge cerca de 80 artistas

Para o diretor artístico da Cia. de Dança, Alex Soares, a retomada da companhia com um perfil jovem é um momento fantástico. “A companhia é um incentivo aos profissionais jovens e à criação de repertório. Estreamos este mês o espetáculo ‘Instagrimm’ com sucesso de público no Polytheama, com a promessa de percorrer outros espaços da cidade, como as escolas. A arte e a cultura são transformadoras e este investimento que a Prefeitura faz é algo fundamental, que já despertou expectativas e curiosidades inclusive de profissionais da capital”.

Para a regente e diretora artística da Orquestra, a maestrina Claudia Feres, oferecer um produto artístico de qualidade é um cartão postal para a cidade. “A Orquestra está em sua nona temporada, rumo aos seus 10 anos, com muitas ações integradas aos demais corpos artísticos e um público fiel, o que nos é motivo de muita felicidade. Investir em arte que dialogue com as questões da cidade e potencialize as vocações musicais dos jovens são motivos de referência e inspiração” explica a maestrina da Orquestra, que passa atualmente pelo processo de audições de novos músicos para a composição da nova temporada.

Segundo Carla Candiotto, diretora da Cia. de Teatro, que nesta temporada estreou com a peça “N1NHO”, os corpos dão movimento que fortalece a Arte e potencializa a personalidade do Município. “Os projetos dos grupos elevam o caráter artístico e trabalham na formação de um público que não somente entende o que é a cidade, mas gosta da inovação e cria pertencimento. Tudo faz parte de uma grande geração de movimento, que começa com a formação dos artistas nas mais diversas linguagens, percorre os espaços da cidade e é coroado com as apresentações no Polytheama”.

Bailarinos em coreografia no palco do Teatro Polytheama
Cia. de Dança foi retomada com perfil jovem

Outro corpo artístico que também se destaca é o Coral Municipal, esse formado por coralistas voluntários. “Criado em 2011, o Coral é um grupo amador, no verdadeiro sentido da palavra, formado por pessoas da comunidade que amam a música e se dedicam a interpretar um repertório de qualidade. Investir no coral significa investir nas pessoas, trazendo qualidade de vida para quem participa e para as pessoas que assistem às nossas apresentações”, explica a regente Vasti Atique, há três anos à frente do grupo.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/03/27/corpos-artisticos-fomentam-a-producao-cultural-no-municipio/