Cidade das Crianças: Comitê realiza primeira reunião

Publicada em 27/04/2019 às 18:18

Programa Ruas de Brincar foi uma das atrações do sábado

Um grupo de crianças que integra o Comitê formado pela Prefeitura de Jundiaí após se tornar o primeiro Município do Estado de São Paulo a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças, se reuniu, na tarde deste sábado (27), no Complexo Fepasa, para discutir medidas que visam tornar a cidade adequada aos anseios das crianças. A primeira reunião contou com a presença do prefeito Luiz Fernando Machado, que, no fim do ano, se reunirá novamente com o Comitê para receber do grupo as suas reivindicações.

Para o prefeito, ao tornar Jundiaí uma cidade cada vez mais amigável às crianças, toda a população será beneficiada. “Queremos desenvolver políticas públicas com base no olhar simples e mais puro das crianças porque isso certamente vai deixar a cidade melhor também para adultos e idosos. Muitas vezes, medidas simples são as que apresentam melhores resultados e, por isso, acreditamos que a participação das crianças no desenvolvimento da cidade é fundamental”, afirmou Luiz Fernando.

Prefeito destacou a importância de ouvir as crianças para construir políticas públicas

O gestor de Cultura, Marcelo Peroni, explicou que o Comitê se reunirá uma vez por mês para responder a pergunta: “Que cidade queremos para as nossas crianças?”. “Jundiaí é pioneira na criação de políticas públicas para a infância tendo como base o que as próprias crianças querem para a sua vida. O grupo foi formado de forma a representar todas as regiões da cidade, garantindo a pluralidade de ideias”, comentou. Um grupo de trabalho formado por técnicos de várias Unidades de Gestão da Prefeitura coordena as atividades do Projeto Cidade das Crianças.

O Comitê é composto por 28 crianças de 23 bairros de Jundiaí, divididos em sete vetores do Município (Central, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Sul). A seleção foi feita por meio de sorteio, realizado no dia 13 de abril, no Complexo Fepasa, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura, a fim de prezar pela transparência do processo. Cada vetor é representado por duas meninas e dois meninos, entre nove anos e dez anos e três meses de idade.

Na reunião deste sábado, as crianças definiram a agenda anual de encontros e pautas para discussão. Além da reunião do Comitê, o ambiente do Complexo Fepasa recebeu atrações lúdicas e brincadeiras. Crianças do Projeto Guri também se apresentaram. Quem passou pelo local também teve a oportunidade de aproveitar as brincadeiras do programa “Ruas de Brincar”.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/04/27/cidade-das-criancas-comite-realiza-primeira-reuniao/