Jundiaí dá voz às crianças em suas propostas para cidade ideal

Publicada em 15/07/2019 às 10:52
Crianças em visita a um museu com itens referentes à ferrovia, com homem com figurino de ferroviário de época

Encontro desse sábado (13) começou pela visita ao Museu da Cia. Paulista

Um grupo muito interessado, questionador, curioso, defendendo o que deseja para hoje e o futuro na cidade de Jundiaí: essa é a proposta do Comitê das Crianças, uma iniciativa da Prefeitura, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que mensalmente promove encontros com as crianças participantes, os pequenos cidadãos que discutem sobre o que seria a cidade ideal para eles. Vale ressaltar que Jundiaí é o primeiro município do Estado a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças.

A quarta reunião da série foi realizada na tarde desse sábado (13), no Complexo Fepasa, com direito a visitação monitorada ao Museu da Cia. Paulista, o que garantiu Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio a todos os participantes e contou pela primeira vez com a presença dos pais. O encontro foi coordenado por Marcelo Peroni, gestor de Cultura, sempre no intuito de ampliar as discussões sobre os temas apontados pelas crianças anteriormente: segurança, educação, lazer e saúde, que se transformaram nos principais eixos.

Mesa de madeira, com crianças sentadas ao redor, algumas com as mãos levantadas, enquanto atendem a instruções de homem em pé na cabeceira da mesa

Coordenadas pelo gestor de Cultura, as crianças trabalharam no documento que será entregue ao prefeito

A cada encontro, Peroni reforça a leitura sobre o texto da Organização das Nações Unidas (ONU) que aborda os Direitos da Criança e em 2019 completa seis décadas de sua elaboração. “No encontro deste sábado, as crianças puderam também apreciar livros como Casa Cadabra, das arquitetas Bianca Antunes e Simone Sayeg, que apresenta ilustrações convidativas sobre o projeto de cidades na visão das crianças. E teve também livro em Espanhol “Apuentes de Paseos por Propios Consejos de Niños”, apresentando sugestões de roteiros feitos por crianças na cidade de Rosário (Argentina). Ao finalizar os trabalhos, será apresentado em novembro ao prefeito Luiz Fernando Machado o documento contendo todas as propostas elaboradas pelas crianças.”

O Comitê
O grupo é formado por 28 crianças de 23 bairros de Jundiaí, divididos em sete vetores do município: Central, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Sul). A seleção foi feita por meio de sorteio, realizado no dia 13 de abril, no Complexo Fepasa, com transmissão ao vivo pelas redes sociais da Prefeitura de Jundiaí, cumprindo a transparência do processo. Cada vetor é representado por duas meninas e dois meninos, entre nove anos e 10 anos e três meses de idade.