População pode solicitar “Ruas de Brincar” em seu bairro

Publicada em 03/08/2019 às 11:38

Rua Conquista, localizada no Jardim Fepasa, é a primeira a contar com o Ruas de Brincar, a partir da iniciativa da população

O projeto “Ruas de Brincar” faz parte das ações do programa Cidade das Crianças, da Prefeitura de Jundiaí, com o objetivo de resgatar a função de convívio e espaço de brincadeiras que as ruas desempenharam ao longo do tempo. Com solicitações abertas à população, em 30 dias os registros de interessados em desenvolver o programa no bairro onde moram são analisados e, em caso de liberação, entregues as sinalizações necessárias para que as crianças e famílias possam ocupar o espaço da rua, de forma segura e tranquila, para interação, convivência e brincadeiras para o desenvolvimento integral das crianças.

A primeira “Rua de Brincar”, localizada no Jardim Fepasa, tem como responsável Vilma Rodrigues da Silva, 51 anos. “O projeto é um sucesso. Percebemos que a cada domingo de brincadeiras mais crianças participam. No último domingo (28), mais de 100 crianças brincaram e se divertiram na rua. As famílias aprovaram e estão contribuindo com doações para incentivar as crianças a correr, pular corda, brincar de queimada, enfim, ser ativas”, argumenta.

Instituída pelo decreto 28.075/2019 do Prefeito Luiz Fernando Machado, a legislação prevê que qualquer pessoa pode, a partir da aprovação de 75% dos vizinhos, fechar trecho de via para o uso coletivo destinado ao lazer e brincadeiras como pular corda, amarelinha, esconde-esconde, jogar bola, andar de bicicleta, queimada entre outras.

O decreto estabelece as diretrizes e regulamenta a forma para a solicitação da rua para a ocupação de lazer, das 9h às 19h, aos domingos e feriados, durante um ano. “A solicitação deve ser feita por uma pessoa da rua, que deverá comparecer à Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) e retirar o formulário necessário para o processo. Assim que colhidas as assinaturas necessárias, os documentos devem ser anexados e entregues no setor de Protocolo, no Paço Municipal. A partir daí se inicia a avaliação, com a integração das Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), Mobilidade e Transporte (UGMT)”, comenta o Assessor Especial da UGEL, Felipe Cunha.

O “Ruas de Brincar” foi lançado em dezembro do ano passado como parte das comemorações pelo aniversário de Jundiaí e integra o conceito de “Cidade das Crianças” pela implementação de políticas públicas que deem o protagonismo às crianças nas tomadas de decisões e reforcem a importância do brincar. Entre outras ações, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) vem implantando em eventos do calendário, brincadeiras que envolvem o conceito, como as atividades realizadas no “Domingo no Parque” e na Pinacoteca.

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/03/populacao-pode-solicitar-ruas-de-brincar-em-seu-bairro/
Leia mais sobre