Festeju: teatro ao ar livre atrai o olhar e a curiosidade do público

Publicada em 16/09/2019 às 18:53

Ao som de tambores, afoxés e alfaias, a companhia campineira Damião de Teatro apresentou na Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz) a peça “Presepadas de Damião”. O espetáculo ao ar livre embalou, a partir das 16h, a saída do trabalho e o trânsito dos pedestres e foi convidativo para os olhares curiosos e atentos de quem ali decidiu parar para conhecer a história de Damião, um homem bom que tinha direito a fazer três pedidos a Maria de Nazaré e ao meninos Jesus.

A peça é uma das selecionadas pela Cena Profissional do Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju), que neste ano chega à sua terceira edição, com recorde de inscritos (mais de 130 companhias de teatro) e com oficinas, rodas de conversa, além de apresentações ao ar livre, no Complexo Fepasa e no Teatro Polytheama.

Pessoas sentadas no chão em uma praça, em torno de um palco improvisado

Apresentação ao ar livre chamou a atenção de quem passava pela praça

Para o gestor da UGC, Marcelo Peroni, além da oportunidade de acesso ao teatro, as apresentações ao ar livre ajudam a divulgar o Festival. “É muito legal oferecer uma oportunidade cultural como esta, no meio da praça, e isso ajuda a despertar a curiosidade destes espectadores para que também assistam aos espetáculos gratuitos no teatro”, comemorou o gestor. “Também é motivo de muita alegria ver como o recorde no número de inscritos trouxe ao festival grupos de alta qualidade”.

Weslley Costa, de 18 anos, é morador de Campo Limpo Paulista e veio ao Centro de Jundiaí para trazer um equipamento à assistência técnica. À vontade, sentou-se no chão para acompanhar o espetáculo. “Foi o estranhamento que atraiu o meu olhar. Ter um espetáculo na praça não deve ser algo estranho, mas sim apreciado como normal. Por isso, parabenizo a Prefeitura de Jundiaí por realizar algo que promova a inclusão cultural e social”.

Mais Festeju
O Festival segue com programação gratuita até este domingo (22), quando será realizada a noite de premiações no Teatro Polytheama a partir das 19h.

Pela Cena Profissional, estão programadas as seguintes apresentações no Teatro Polytheama: nesta terça (17), às 20h, “Eu sou eu, Anne Frank”, do Grupo Alumiah; na quinta (19), também às 20h, a peça “Caravela da Ilusão”, do Espaço Núcleo; na sexta (20), às 20h, “Sertão Hamlet”, da Sertão Teatro Infinita Cia.; no sábado (21), às 18h, “Maria menina, a peça”, da Minha Dupla Cia.; e no domingo (22), às 18h, “Meu Mundo Redondinho”, da companhia Gatos Gordos. E ainda na Praça Governador Pedro de Toledo no sábado (21), às 11h, “O Poste”, de Daniel Salve.

Já pela Cena Amadora, o Complexo Fepasa recebe nesta segunda (16), às 20h, a apresentação de “Sonho de uma noite de verão”, da Cia. de Teatro Práxis, e no sábado (21), às 15h, a peça “Alquimistos”, do Grupo Arteia. Os votos populares pela Cena Amadora estão sendo contabilizados por meio de voto online.

A programação completa do Festival pode ser conferida no hotsite.

Rapaz sentado no chão, com pernas cruzadas e braço apoiado no chão, com rosto de quem está se divertindo enquanto assiste

À vontade, Weslley elogiou o enredo da peça e a iniciativa da Prefeitura

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/16/festeju-teatro-ao-ar-livre-atrai-o-olhar-e-a-curiosidade-do-publico/