Mês do Patrimônio termina com caminhada em homenagem à ferrovia

Publicada em 30/08/2019 às 19:15

Caminhada terá início às 9h e seguirá até o Complexo Fepasa pelos trilhos do trem

Este sábado (31) será o último dia do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2019, promovido pela Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Para encerrar a programação, a caminhada Tour Jundiahy, ao longo da ferrovia, promete unir os participantes em uma breve jornada de história e memória afetiva de Jundiaí.

Ao longo dos 31 dias de agosto foram realizadas 27 atividades diferentes, um aumento de 150% em relação ao Mês do Patrimônio de 2018. Segundo o diretor do Departamento de Patrimônio Histórico da UGC, William Paixão, o principal legado desta edição foi não só o resgate de todos os tipos de patrimônio da cidade – material, imaterial, bibliográfico, entre outros – mas também o surgimento de ações concretas, como a aprovação por unanimidade da lei municipal que instituiu o Dia Municipal do Patrimônio – 17 de agosto – e este mês como Mês do Patrimônio Histórico no Calendário Oficial de eventos da prefeitura.

“Isso transformou a iniciativa em uma política pública, que irá perdurar pelas próximas administrações”, afirmou. A lei do presidente da casa, Faouaz Taha (PSDB), foi aprovada por unanimidade no último dia 27.

Programação

Neste sábado, a caminhada Tour Jundiahy terá início às 9h na chamada “Estaçãozinha”, destruída em 2018 por um incêndio, e seguirá, pela linha férrea, até os fundos do Complexo Fepasa. “Durante o caminho iremos conversar sobre patrimônio e a história da ferrovia, que está diretamente ligada à construção da cidade”, diz o diretor. “Toda a comunidade está convidada a vir conosco e celebrar o saldo de atividades deste mês, extremamente positivo”.

Mais informações sobre o Mês do Patrimônio e o Tour Jundiahy podem ser vistos aqui: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/mesdopatrimonio/

Foto: Arquivo PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/08/30/mes-do-patrimonio-termina-com-caminhada-em-homenagem-a-ferrovia/
Leia mais sobre