Oficina de origami inspira novas ideias para o Comitê das Crianças

Publicada em 14/09/2019 às 16:16

A chegada da Primavera também inspirou os integrantes do Comitê das Crianças, órgão consultivo que visa dar voz às crianças para construção de políticas públicas municipais, a realizarem uma atividade relacionada com o que eles sempre pedem em seus encontros: uma cidade mais limpa, colorida e com muitas flores. No encontro, ocorrido na tarde deste sábado, na Sala dos Relógios, do Complexo Fepasa, as crianças participaram de uma oficina para criar um lindo origami de flores. Além da atividade lúdica, também foram convidadas a assistir a peça de teatro “O Mágico de Oz”, que integrava o Festival de Teatro Jundiaí (Festeju), exibida no auditório do Complexo Fepasa.

crianças sentadas em volta de uma mesa, fazendo dobraduras de papel

As crianças criaram um origami de flor para representar a cidade ainda mais florida

“Sempre que realizamos os encontros, eles fazem as deliberações e propomos uma atividade lúdica”, explicou o gestor da Unidade de Cultura Marcelo Peroni, responsável pelo Comitê. “Mas de agora em diante, os encontros servirão também para que as crianças decidam o que apresentarão ao prefeito Luiz Fernando Machado em novembro, quando entregarão um relatório sobre o que eles desejam ver na cidade em que vivem”.

Para Laura de Camargo Bonato, de 10 anos, participar do Comitê é a possibilidade de ter voz dentro da cidade. “Fico muito feliz de fazer parte deste grupo porque posso expor minhas ideias sobre a cidade que eu quero, com mais segurança para todo mundo e lugares bonitos e felizes.”

O próximo e penúltimo encontro dessa turma está marcado para dia 26 de outubro. A reunião final, com o prefeito Luiz Fernando, também já tem data para acontecer: 23 de novembro.

O Comitê das Crianças foi  formado pela Prefeitura de Jundiaí após se tornar o primeiro Município do Estado de São Paulo a integrar a Rede Latino Americana – Projeto Cidade das Crianças. O grupo é composto por crianças de bairros de Jundiaí, divididos em sete vetores do Município (Central, Leste, Nordeste, Noroeste, Norte, Oeste e Sul).

Fotos: Fotógrafos PMJ

Link original: https://jundiai.sp.gov.br/noticias/2019/09/14/oficina-de-origami-marca-encontro-do-comite-das-criancas/