Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Espetáculo da SP Companhia de Dança, com abertura da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí

Atividade já realizada.

Data: 03 de março (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Polytheama

Em sua 11ª vez no Teatro Polytheama, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD), companhia vinculada à Secretaria Estadual de Cultura e Economia Criativa, realiza duas apresentações gratuitas esta semana: uma na sexta-feira (03) e outra no sábado (04), sempre às 20h, com as coreografias “Suíte de Paquita”, de Diego de Paula, e “Ibi – da Natureza ao Caos”, de Gal Martins. 

Para ambos os espetáculos, a abertura ficará por conta da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que irá apresentar “Entre o Corpo e o Azul”, coreografia de Henrique Rodovalho.

Ingressos gratuitos – disponíveis pela plataforma Sympla ou na bilheteria do Teatro (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) a partir das 18h do dia do espetáculo. Cada interessado poderá retirar até quatro ingressos.

Fichas Técnicas:

Crédito foto: Fotógrafos PMJ

Entre o Corpo e o Azul
Coreografia, desenho de luz e cenografia: Henrique Rodovalho
Assistente do coreógrafo e ensaiadora: Vivian Navega
Trilha Sonora: Felipe Venancio (voz de Alcione)
Figurinos: Edivaldo Zanotti
Direção artística da companhia: Alex Soares
Duração: 25 minutos

Sinopse: “Entre o Corpo e o Azul” mistura relações e percepções humanas e sensíveis, com as possibilidades do acontecer e do fazer sentir entre o corpo, o movimento, o espaço e o azul.

Crédito foto: Iari Davies

“Suíte de Paquita” (2022)
Remontagem: Diego de Paula, a partir da obra de 1847, de Marius Petipa (1818-1910)
Música: Édouard Deldevez (1817-1897) e Ludwig Minkus (1826- 1917)
Iluminação: Nicolas Marchi
Figurino: Tânia Agra
Cenário: Reproduções de fotografias da escadaria do Edifício Histórico do Museu Paulista – Eixo Monumental, de Hélio Nobre e José Rosael, gentilmente cedidas pelo Acervo do Museu Paulista da Universidade de São Paulo.
Duração: 14 minutos

Sinopse: Paquita conta a história de uma jovem órfã criada por ciganos que salva a vida do filho de um general francês, Lucien. Eles se apaixonam, mas precisam enfrentar desafios para viver esse amor. A suíte assinada por Diego concentra-se na cena final do balé, quando o casal comemora a possibilidade de estar junto em um baile alegre e enérgico.


Crédito foto: Marcelo Machado

Ibi – da Natureza ao Caos” (2022)
Concepção e Direção Coreográfica: Gal Martins
Trilha Sonora Original: Dani Lova (direção musical e criação) com voz e contribuição artística de Thais Dias
Figurino e Visagismo: Gil Oliveira
Iluminação: Camila Andrade
Cenografia e Adereços: Caio Marinho
Cenotécnico: Pedro Paes
Assistente de Figurino: Bábi Batista e Giselle Carvalho
Duração: 25 minutos e 21 segundos

Sinopse: Da palavra tupi-guarani Ibi – que significa terra, chão que se pisa – nasce a criação de Gal, que reflete sobre a questão do pós-isolamento da sociedade e sobre a falta de conexão do homem com a natureza, inspirada em “O Amanhã não está à venda”, de Ailton Krenak.


  • CIA. JOVEM DE DANÇA DE JUNDIAÍ
    Direção artística: Alex Soares
    A Cia. Jovem de Dança de Jundiaí é um corpo artístico do Teatro Polytheama, ligado ao Departamento de Teatros da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que foi retomado em 2018 a fim de ampliar a oferta cultural nos eventos gratuitos promovidos pela Prefeitura, além de valorizar a produção e o trabalho artísticos no segmento da Dança;
  • SÃO PAULO COMPANHIA DE DANÇA
    Direção Artística e Executiva: Inês Bogéa
    Criada em janeiro de 2008, a São Paulo Companhia de Dança (SPCD) é um corpo artístico da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, gerida pela Associação Pró-Dança e dirigida por Inês Bogéa, doutora em Artes, bailarina, documentarista e escritora. A São Paulo é uma Companhia de repertório, ou seja, realiza montagens de excelência artística, que incluem trabalhos dos séculos 19, 20 e 21 de grandes peças clássicas e modernas a obras contemporâneas, especialmente criadas por coreógrafos nacionais e internacionais. A difusão da dança, produção e circulação de espetáculos é o núcleo principal de seu trabalho. A SPCD apresenta espetáculos de dança no Estado de São Paulo, no Brasil e no exterior e é hoje considerada uma das mais importantes companhias de dança da América Latina pela crítica especializada. Desde sua criação, já foi assistida por um público superior a 900 mil pessoas em 18 diferentes países, passando por cerca de 150 cidades em mais de 1.100 apresentações e acumulando mais de 50 prêmios e indicações nacionais e internacionais. Por meio do selo #SPCDdigital criado em 2020, realizou mais de 50 espetáculos virtuais e streamings de apresentações que somam mais de 1 milhão de visualizações. Além da Difusão e Circulação de Espetáculos, a SPCD tem mais duas vertentes de ação: os Programas Educativos e de Sensibilização de Plateia e Registro e Memória da Dança;
  • Inês Bogéa é doutora em Artes (Unicamp, 2007), bailarina, documentarista, escritora, professora nos cursos de especialização Arte na Educação: Teoria e Prática da Universidade de São Paulo (USP) e Pós-Graduação em Linguagem e Poética da Dança: Documentário, Memória e Dança da Universidade Regional de Blumenau (FURB) em parceria com a Fundação Fritz Muller (FFM). É autora do “Por Dentro da Dança” com a São Paulo Companhia de Dança na Rádio CBN. De 1989 a 2001, foi bailarina do Grupo Corpo (Belo Horizonte). Foi crítica de dança da Folha de S. Paulo de 2001 a 2007 e integrou o júri técnico/crítico do quadro Dança dos Famosos do programa Domingão do Faustão/TV Globo de 2016 a 2021. É autora de diversos livros infantis e organizadora de vários livros. Na área de arte-educação foi consultora da Escola de Teatro e Dança Fafi (2003-2004) e consultora do Programa Fábricas de Cultura da Secretaria de Cultura do Estado (2007-2008). É autora de mais de quarenta documentários sobre dança.



Quando

Data: 03/03/2023

Horário: das 20:00 às 21:20

Onde

Local: Teatro Polytheama
Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro
Jundiaí - SP
CEP 13.201-010

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/agenda-cultural/espetaculo-da-sp-companhia-de-danca-com-abertura-da-cia-jovem-de-danca-de-jundiai/