Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Exposição “Paesani”

Atividade já realizada

Período: de 19 de maio a 03 de julho de 2022

Local: Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes – Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro,

Horário de visitação: de terça a domingo, das 10h às 17h

Classificação livre

Entrada gratuita

Confira as fotos da exposição

Sinopse: “Paesani” (conterrâneo, em napolitano) é uma exposição fotográfica que reúne uma seleção de fotografias feitas por Emidio Luisi, resultado de uma pesquisa iniciada em 1982 sobre a história da imigração italiana na capital paulista.

Emidio tomou contato com a temática da etnofotografia na década de 1980, quando foi assistente do fotógrafo italiano Sandro Spini num projeto sobre metodologia de documentação fotográfica. Na época, todo o material coletado se transformou num livro e numa exposição sediada no antigo prédio da Fuji, no Bixiga.

Em 1997, foi lançado o livro “Ue’ Paesà” (Olá companheiro, em napolitano) com fotos de Luisi e textos de Wladimir Catanzaro, seleção das cerca de 10 mil fotos feitas em São Paulo e nas cidadezinhas italianas de Sacco e Roscigno, locais que, segundo o fotógrafo, “simbolizam todas as cidades similares, que foram pontos de partida dos imigrantes”.

Esse projeto agora se torna a exposição “Paesani”, que presta uma homenagem aos “homens, mulheres e crianças que pereceram nesse episódio triste, porém vitorioso, da construção de um país, onde hoje, somos todos ‘paesani’, conterrâneos, brasileiros”, nas palavras de Catanzaro, parceiro do fotógrafo e autor dos textos do livro.

O fotógrafo, que é um dos fundadores da agência Fotograma Imagens, tem uma extensa carreira com importantes projetos como curadorias de exposições e trabalhos educativos na linguagem da fotografia. Desde o final da década de 1970 trabalha com o diretor teatral Antunes Filho, tendo registrado os ensaios, espetáculos e bastidores de seus espetáculos desde o final da década de 1970.

Mais informações pelo telefone (11) 4586-2326.



Quando

Período: de 20/05/2022 a 03/07/2022

Onde

Local: Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro.
Jundiaí - São Paulo
CEP 13207-060

Como chegar

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/agenda-cultural/exposicao-paesani/