Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Vernissage da exposição “Educação do Caráter”, do artista Bruno Novaes

Atividade já realizada.

Data: 10 de outubro (segunda-feira)

Horário: 19h

Local: Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani (anexa ao Teatro Polytheama)

Artista: Bruno Novaes

Entrada gratuita

Período expositivo: até o dia 08 de novembro

Sinopse: A certificação de uma escola do caráter é um selo que alguns colégios almejam e que legitima sua formação para além do conteúdo, atingindo também a moral do aluno. A partir da inserção nesse sistema, misturando depoimentos e observações, e cruzando-os com leituras que instruem tal modelo, o artista construiu materiais e documentos que apontam subjetividades da implementação de tal certificação. Interessado nas contradições entre prática e discurso, experimentados pelo artista, ele tem elaborando materiais para uma escola ficcional.

A exposição “Educação do caráter” relaciona três trabalhos inéditos que iniciam a pesquisa e construção da documentação dessa escola fantasiosa. “Vamos juntos: orientações para o homem realizar o seu fim” acontece a partir da apropriação de dois livros sobre educação e formação de crianças e adolescentes e se desenvolve por meio da colagem e interferência nestes materiais. Um deles, da década de 1960 (Meus Filhos), traz regras sobre a criação dos jovens pelo viés conservador cristão. Deste livro foram usadas as ilustrações e suas legendas que reforçam um aspecto de rigor e controle. Do outro livro (Uma Questão de Caráter), publicado na contemporaneidade, sob o viés da neurociência e alinhado à psicologia positiva de desempenho, são utilizadas páginas com textos interferidos, mas que apresentam ainda alguns vestígios de palavras que acabam por sugerir novas leituras. Na diagramação de um possível terceiro livro, com distância de meio século entre cada página, outras orientações são reveladas.

O trabalho “Livro sem título” apresenta, por meio da aquarela, técnica familiarmente utilizada para ilustrar materiais infantis, páginas para um livro inominável e inexistente. Estas lâminas colocam em relação frases e desenhos que misturam tempos e origens distintas. As imagens criadas a partir de cadernos didáticos dos anos 1960/1970 convivem com palavras retiradas de materiais contemporâneos sobre neurociência, psicologia positiva e ensino e formação do caráter e moral de jovens. Compilando análises e depoimentos de estudantes e professores que foram submetidos a esse sistema numa visualidade de diagramação que coloca em dúvida a veracidade, o teor e o tempo das coisas.

Por fim, dez profissionais ficcionais foram inventados para esta escola e no trabalho “Ficha de apresentação dos professores” é possível ler depoimentos que constroem o corpo docente fantástico de um colégio imaginado a partir de experiências e histórias reais.



Quando

Data: 10/10/2022

Horário: das 19:00 às 21:00

Onde

Local: Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani
Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro (anexo ao Teatro Polytheama)
Jundiaí - SP
CEP 13201-010

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/agenda-cultural/vernissage-da-exposicao-educacao-do-carater-do-artista-bruno-novaes/