Cultura Jundiaí | http://cultura.jundiai.sp.gov.br

Cia. Jovem de Dança

Durante a temporada 2019, a Cia. de Jovem de Dança apresenta o espetáculo “Instagrimm”

A Cia. Jovem de Dança é um corpo artístico do Teatro Polytheama, ligado ao Departamento de Teatros da Unidade de Gestão de Cultura (UGC), que foi retomado em 2018 a fim de ampliar a oferta cultural nos eventos gratuitos promovidos pela Prefeitura, além de valorizar a produção e o trabalho artísticos no segmento da Dança. A reestreia do corpo artístico foi realizada nas comemorações pelo aniversário de 107 anos do Teatro, na noite de 13 de dezembro, ocasião em que, além da apresentação da Cia. Jovem, o público jundiaiense também pôde acompanhar uma apresentação da premiada e renomada São Paulo Companhia de Dança.

Temporada 2019

Durante a temporada 2019, a Cia. Jovem de Dança irá apresentar a coreografia “Instagrimm”, uma mistura entre contos dos irmãos Grimm no formato de Stories de redes sociais.

A narrativa mista do coreógrafo e diretor paulista Alex Soares através da dança, videoprojeções e teatro físico, remetem a um hibrido entre dança e cinema que tem gerado reconhecimento de crítica e público nas suas criações.

Baseado livremente em alguns contos conhecidos e outros menos conhecidos dos irmãos Grimm, Alex Soares cria sua primeira peça voltada para o público infantil para a Cia. Jovem de Dança de Jundiaí, da qual também assina como seu Diretor Artístico.

Uma das escolhas do coreógrafo foi trazer os contos clássicos para os dias atuais, dialogando com o mundo tecnológico em que – infelizmente ou não – as crianças vivem hoje. “Nossas relações pessoais estão cada vez mais intermediadas por dispositivos eletrônicos, o celular te avisa de tudo atualmente. É um bombardeio de informação que até nos deixa um pouco alienados”, afirma.

Como seria se pudéssemos dar um update nos contos que conhecemos? E se esses personagens pudessem ser “seguidos” através das redes sociais? E se eles fossem parte de um jogo de videogame online? Durante a obra veremos flashes do que aconteceu ou está acontecendo com os personagens de forma fragmentada, tal qual como vivenciamos pelos aplicativos de fotos ou jogos online atualmente.

De maneira lúdica e com bastante humor, o espetáculo também traz um panorama dos estilos de dança, com o intuito de despertar em quem assiste uma vontade de dançar e praticar dança independentemente de qualquer preconceito.

Ficha Técnica do Espetáculo:
Coreografia, iluminação e vídeo:
Alex Soares
Elenco: Átila Freire, Bruna Vicente, Caroline Rodrigues, Daniela Corrêa, Fernando Ramos, Jonatas Santana, Luiz Prestes e
Raquel Gattermeyer
Cenografia: Wilson Aguiar
Figurino: Edivaldo Zanotti
Assistentes de Coreografia: Guilherme Riku e Livia Savoy
Assistente de iluminação: Rossana Boccia
Produção: Ana Paula Castro e Vladimir Camargo

Currículo do diretor artístico

Alex Soares é um coreógrafo de destaque atualmente na cena brasileira. Como convidado, trabalhou com as principais companhias de dança nacionais, como Balé Teatro Guaíra (PR), Balé da Cidade de Niterói (RJ), Balé Teatro Castro Alves (BA), Cia Sesc de Dança (MG), Ribeirão Preto Cia de Dança (SP), Corpo de Baile do Amazonas (AM) e Balé da Cidade de São Paulo (SP). Também fez trabalhos internacionais para as seguintes companhias: Noord Nederlandse Dans (Groningen, Holanda), Northwest Dance Project( Portland,EUA) e a Hubbard Street Dance Chicago (EUA).

Criou e dirige em São Paulo o Projeto Mov_oLA, plataforma de criação artística que ganhou prêmios como o APCA de dança,Guia Folha de S.Paulo, Prêmio Governador do Estado de São Paulo para a Cultura e também foi finalista do prêmio da revista Bravo! com seu último trabalho, intitulado “Devolve 2 horas da minha vida”.

Galeria de fotos:

Fotos da coreografia “Instagrimm”:

Fotos da coreografia “Estudos em Chrom.Aqui”

Fotos da coreografia “Entre o Corpo e o Azul”

Espetáculos com participações especiais dos corpos artísticos:

Elenco: