Cultura Jundiaí | http://cultura.jundiai.sp.gov.br

Orquestra Municipal de Jundiaí

Orquestra apresenta uma programação que contempla obras importantes para o repertório de cordas

A Orquestra Municipal de Jundiaí é um corpo artístico do Teatro Polytheama, ligado ao Departamento de Teatros da Unidade de Gestão de Cultura (UGC). Criada em 2011, por iniciativa da então Secretaria Municipal de Cultura, a Orquestra era um antigo anseio da população jundiaiense que passava a ser atendido pela administração municipal. Por meio de seu programa contínuo e crescente, a Orquestra visa à formação de público e a facilitar o acesso à arte no Município.

Tendo à sua frente, como regente titular e diretora artística, a maestrina Claudia Feres, a Orquestra tem se firmado como um conjunto promissor, tanto pela excelência de seus músicos quanto pelo repertório de seus concertos, consolidando-se a cada nova temporada como um notável agrupamento camerístico dentro do cenário musical da música erudita brasileira.

A orquestra apresenta uma programação que contempla obras importantes para o repertório de cordas dos grandes compositores da música clássica, uma parcela da produção de compositores brasileiros, música barroca e programas originais, tendo como temática a música popular.

Currículo da regente titular e diretora artística

Claudia Feres tem Master of Music pela Northwestern University e já esteve à frente da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, Orquestra Sinfônica Municipal de Campinas, Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo, Amazonas Filarmônica, Orquestra Sinfônica Nacional da Ucrânia, entre outras. Foi regente titular da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina, da Orquestra Jovem de Heliópolis e regente-adjunta da Orquestra Sinfônica de Santo André.

Também esteve à frente da Orquestra Filarmônica de Mulheres – AVON Women in Concert, ao lado de Barbara Hendricks e Kiri Te Kanawa e foi idealizadora dos Concertos Matinais – Londrina, Concertos Astra e Música e Cidadania – Jundiaí. Atualmente é diretora artística da Escola de Música de Jundiaí e da OMJ, onde atua como regente titular desde 2011.