Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Clássicos com Jean William e Rafael Altro

Atividade já realizada.

Data: 03 de abril (domingo)

Horário: 19h

Classificação: Livre

Duração: 90 minutos

Gênero: Erudito

Ingressos: Entrada Franca.

Ingressos pela plataforma Sympla ou na bilheteria do Teatro (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro).

Sinopse:
O encontro do erudito e do popular. A união da uma voz potente de tenor lírico e de um violão eclético. O projeto ‘Clássicos com Jean William e Rafael Altro’ leva aos palcos o dueto do tenor Jean William e do violonista Rafael Altro, numa série de concertos gratuitos que estreou em 30 de novembro do ano passado, em São Paulo. Em Jundiaí, a apresentação será realizada no dia 3 de abril, no Teatro Polytheama. O concerto passou ainda por Uberaba, em Minas, e Santos em 2021, e chega também a São José dos Campos e Ribeirão Preto este ano. Todas as apresentações seguem os protocolos de segurança sanitária.

Com produção de Sandra Mimoto, da Ampliart Difusão Cultural, o projeto é realizado com patrocínio de Usina Santo Ângelo e Caldema, através da Lei de Incentivo à Cultura, do Ministério do Turismo. 

O repertório do novo concerto contempla clássicos de diferentes períodos da história, com obras populares de Franz Schubert, Heitor Villa-Lobos, Antonio Vivaldi, Eduardo Di Capua, entre outros grandes compositores, que receberam arranjos especiais. No palco, haverá momentos em que Jean e Rafael farão duetos; em outros, estarão como solistas; e também acompanhados de um grupo instrumental.

A apresentação começa de forma intimista, com ‘Romance de Amor’, uma música tradicional no violão, no solo de Rafael Altro. Em seguida, o músico convida Jean William para o palco para juntos apresentarem ‘Ave Maria’ e ‘Serenata D.957’, ambas de Schubert. “São duas peças originais para voz e piano, e fazemos a versão voz e violão”, afirma Rafael, que também é diretor musical do projeto. De novo sozinho, o violonista toca o ‘Prelúdio n.01’, de Villa-Lobos, introduzindo o repertório brasileiro. 

Os dois retomam o dueto voz e violão em Modinha – ‘Serestas no.5’ e Melodia Sentimental – ‘A Floresta do Amazonas’, ambas de Villa-Lobos, e ‘Quem Sabe’, de Carlos Gomes. Depois do intervalo, Rafael Altro executa sozinho ‘Pavana II’, de Luis Milan, “uma peça bem curtinha para introduzir a parte barroca do concerto”, explica o músico. Em ‘Concerto para Alaúde em Ré maior ‘RV93’’, de Vivaldi, o quarteto de cordas e o cravo se unem ao violão de Rafael. 

Acompanhado por cordas e cravo, Jean William canta ‘Come Again, sweet love doth now invite’, de John Dowland. Rafael se junta a eles para fazer a sequência final de canções famosas: ‘Granada’, de Agustin Lara; ‘Torna Sorriento’, de Ernesto De Curtis; e ‘O Sole Mio’, de Eduardo Di Capua. 

A escolha do programa foi feita em conjunto por Rafael e Jean. “Tentamos focar, principalmente, em um repertório que o público ouça e se identifique. É um tipo de democratização dessa música, que é europeia, elitizada”, ressalta o tenor. “Temos ‘Ave Maria’, de Schubert, que todo mundo conhece; canções napolitanas como ‘Torna Sorriento’ e ‘O Sole Mio’; e algumas peças barrocas que talvez o público não conheça, mas precisamos oferecer novidades a ele.”

Amigos fora dos palcos, Jean William e Rafael Altro se conheceram nos bastidores de um concerto do tenor com a Orquestra de São José dos Campos há alguns anos. A oportunidade de estrearem juntos uma apresentação em voz e violão aconteceu num evento fechado. Como a experiência foi bem-sucedida, em setembro deste ano decidiram apresentar um projeto nos mesmos moldes, chamado ‘Uma Voz e Um Violão em Serenata’, em quatro lives e um concerto para uma plateia reduzida. 

“Já nesse processo de ensaio de ‘Uma Voz e Um Violão em Serenata’, veio a ideia de fazer algo mais voltado para o erudito. Então, idealizei esse projeto ‘Clássicos’, pensando em nós dois como solistas. É um concerto que mantém a ideia de ‘Uma Voz e Um Violão em Serenata’, mas como se fosse em noite de gala”, afirma Rafael Altro, que também é professor, compositor e produtor cultural.



Quando

Data: 03/04/2022

Horário: das 19:00 às 20:30

Onde

Local: Teatro Polytheama
Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro
Jundiaí - SP
CEP 13.201-010

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/agenda-cultural/classicos-com-jean-william-e-rafael-altro/