Códigos Urb@nos

Sala de exposições da Sala Jundiaí

Vernissage: 09 de agosto, às 16h;
Tempo de exposição: até 25 de agosto;
Inciativas: Ministério da Cultura, a lei de incentivo à Cultura (ProAC-SP) da secretaria estadual de Cultura e Unidade de Gestão de Cultura (UGC) da Prefeitura;
Criação: Zaida Siqueira;
Pesquisa e conteúdo: Arthur Veiga, Christiane Alvarenga e Zaida Siqueira;
Elementos audiovisuais: Roberta Dabdab e Henk Nieman.

Projeto Códigos Urbanos, da fotógrafa Zaida Siqueira mostra produção cultural aleatória nas cidades

O projeto Códigos Urbanos chega a Jundiaí no próximo dia 9 de agosto (quinta-feira) e fica até dia 25. Foi criado pela fotógrafa Zaida Siqueira, autora de seis publicações e sete exposições individuais, que retratam a produção cultural espontânea dos grandes aglomerados humanos: “Através de uma arte aleatória, que remete aos símbolos ancestrais e invade espaços nas metrópoles, surge o desenho da ligação entre homem e natureza, humano e divino, inclusão e pertencimento, com a apropriação visual dos ambientes das cidades”.

Ricardo Cantamessa, diretor do Núcleo de Planejamento, Gestão e Finanças (da Unidade de Gestão de Cultura), comenta a iniciativa: “Esse projeto está alinhado com nossa visão, que valoriza a arte enquanto ferramenta de inclusão social, que estimula a convivência e é um antídoto natural à sensação de insegurança nos espaços públicos”.

Neste segundo semestre de 2018, está programado o lançamento da publicação, que integra o projeto.

A exposição

Realizada através de ProAC, com patrocínio da Akzo Nobel e apoio da Cerâmica Atlas e Liberty Seguros, a mostra traz painéis fotográficos que retratam a ocupação das ruas de grandes cidades, e também três audiovisuais inéditos, dos artistas Roberta Dabdab e Henk Nieman, que são narradas histórias, ritos e fluxos do cotidiano da cidade. O conteúdo do projeto foi desenvolvido por Zaida, Arthur Verga e Christiane Alvarenga. O conjunto de exibições, fragmentadas e interligadas, acontece nos Códigos Urbanos tal qual nas manifestações urbanas.

A curadoria teve a colaboração da antropóloga Maria Lúcia Montes, que faleceu recentemente, e neste projeto priorizou retratar “referências ancestrais e aspirações, em harmonia com o presente”. Para ela, “as metrópoles se deparam com suas múltiplas vocações, e a ocupação dos espaços públicos pela população mostra as profundas e perenes necessidades humanas que residem na memória  coletiva”.

Zaida homenageia Maria Lúcia neste último trabalho: “Tivemos a honra de contar com sua colaboração, suas ideias criativas e profundas, que iluminaram nosso caminho artístico durante mais de uma década. Fica aqui um pouco de seu grande talento para o público de Jundiaí.”

Zaida Siqueira, fotógrafa

Há 15 anos, a jornalista e fotógrafa Zaida Siqueira busca registros do cotidiano, estabelecendo pontes entre o ancestral e o contemporâneo. Sua obra resulta de intensa e ampla observação, valorizando a sabedoria  do homem e da natureza, no ambiente rural e urbano, resgatando e valorizando conhecimento e sabedoria.
Paulistana, Zaida Siqueira realizou em 2015 a exposição Casas, A Morada das Almas, exposta no Museu da Casa Brasileira, que teve parte da obra incorporada ao acervo permanente do museu.

Apoios

O projeto Códigos Urbanos teve incentivo de ProAC e Lei Rouanet, para exposição e livro – que será lançado no segundo semestre. As empresas AkzoNobel (patrocínio da exposição), Liberty Seguros (patrocínio do livro) e Cerâmica Atlas (apoio aos projetos) participaram da iniciativa.

Códigos Urb@nos

De 09/08/2018 a 25/08/2018