Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Música & Histórias do Mês do Patrimônio – Concerto especial da Orquestra Sinfônica Municipal de Jundiaí (OSMJ)

Atividade já realizada.

2º concerto da temporada 2022 da OSMJ – 100 anos da Semana de Arte Moderna de 1922

Edição especial: Música & Histórias e Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022

20 de agosto (sábado) – 20h

Realização: Unidade de Gestão de Cultura (UGC)

Classificação: Livre

Duração: 60 minutos

Gênero: Música

Participação especial: Coral Municipal de Jundiaí – regente: Vasti Atique

Programa:
D. Muller – Rapsódia Macunaíma – Encomenda da OSMJ, Primeira Audição
H. Villa-Lobos – Bachianas Brasileiras Nº7
H. Villa-Lobos – Trenzinho do Caipira

Confira os detalhes do programa

Ingressos: Entrada Gratuita

Ingressos pela plataforma Sympla ou na bilheteria do Teatro (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) – dois ingressos por pessoa, a partir das 10h30 do dia 19 de agosto.

“Uma enorme felicidade poder compor, sob encomenda da OSMJ, essa minha rapsódia, inspirada em uma das obras-primas do modernismo literário brasileiro: “Macunaíma”, de Mario de Andrade.

Quis harmonizar com a fina ironia do Mário. Com a intensidade, a sensualidade e o lirismo do seu texto, prenhe de musicalidade, com a complexidade de suas reflexões sobre a identidade brasileira e sobretudo com esse grande amor, que compartilho, pela assombrosa multiplicidade de culturas que colidem e se misturam nesta terra.

Estruturei a obra em 3 movimentos, em que os caracteres de personagens como o herói Macunaíma, Ci, a mãe do mato e o gigante Piaimã, vão se revelando em seus modos sempre desconcertantes de se relacionar. Concentrei meus esforços em encontrar o meu jeito de transcriar em som esses modos de ser dessas figuras todas que Mário (re)inventou. Para isso me deixei guiar pelas peculiares formas de narrar tanto do texto do escritor quanto dos mitos que ele evoca.

Uma orquestra sinfônica, um coro, são vastos mundos sonoros. Me orgulho profundamente de participar deste momento histórico da cultura da cidade onde nasci: temos, agora, uma orquestra sinfônica! E que privilégio poder conduzir minha imaginação por entre as inesgotáveis potencialidades que esse corpo musical oferece a todos nós.”

Daniel Muller

Confira a programação completa do Mês do Patrimônio Histórico e Cultural 2022

Data: 20/08/2022

Horário: das 20:00 às 21:00