Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Música & Histórias de novembro – “Clube da Esquina”

Atividade já realizada.

A quarta edição da ação “Música & Histórias” chega ao palco do Teatro Polytheama nesta sexta-feira (26), às 19h30, reunindo músicos, atores e bailarinos para uma homenagem ao “Clube da Esquina”, grupo de músicos e compositores como Milton Nascimento, Beto Guedes, Fernando Brant, Lô Borges, Márcio Borges, Ronaldo Bastos, Toninho Horta e Wagner Tiso, que marcaram o cenário cultural mineiro a partir da década de 1960.

Realização: Unidade de Gestão de Cultura (UGC)
Classificação: Livre
Gênero: Dança, Música e Teatro
Ingressos: Entrada Gratuita
Distribuição de ingressos a partir das 10h30 do dia 23/11, tanto na bilheteria do Teatro (rua Barão de Jundiaí, 176, Centro) como pela plataforma Sympla. Cada solicitante terá direito a até dois ingressos por pessoa.

Atrações:

Dança
Apresentação da coreografia “Mulheres”, dirigida e concebida por Allice e José Luiz Gioia, com as Giovana Melo, Jullia Gioia e Mariana Marchesin, da Dancers Escola de Dança.

Música
O repertório musical ficará a cargo de Bentivi Bents (Emerson Marques) no violão, violino e voz; Fernando Gambini, no teclado; Rodrigo Moog, no baixo; e Rogério Silvestroni, na bateria.

Histórias
Para esta edição, foram convidados os atores Bianca Mellace e Will Jesus, que irão apresentar em seus textos as histórias do universo cultural mineiro.




Elenco:

Músicos 

Emerson Proença Marques, o Bentivi Bents é um músico com  larga experiência na noite de São Paulo e na região de Jundiaí. Iniciou seus estudos musicais ainda na infância. Posteriormente estudou  na então Universidade Livre de Musica, hoje EMESP Tom Jobim. Participou como músico e ator nos espetáculos “Hamlet” de Shakespeare, dirigido e adaptado por José Celso Martinez Correa, o Zé Celso, “A grande viagem de Merlin” dirigido por Ricardo Karman e Otavio Donasci e no Musical “Hair, paz & amor” dirigido por Thiago Goncalves. É músico integrante da Orquestra da  Corporação Cultural de Vinhedo. Violinista de formação, apresenta-se também com trabalho solo, onde, além do violino, toca violão e canta, com repertório baseado na MPB e também em clássicos do rock. Já se apresentou ao lado de artistas como Gerson Conrad (Secos e Molhados) e Fernando Anitelli (Teatro Mágico). Toca atualmente com a Banda Velhafala, de MPB autoral,e com a We Will Rock You, banda que faz um tributo ao Queen. Além da MPB, principalmente de Chico Buarque e o Clube da Esquina, os Beatles também são forte influência em seu trabalho, além do violinista Jean Luc Ponty. 

Rodrigo Moog é um contrabaixista bastante requisitado na região de Jundiaí. Atua em diversos trabalhos, entre eles Banda UTI, o cantor André Vicente, Banda 4 Caras e Meio e Get Back, Adriano Brandini,  entre outros. Começou seus estudos musicais em 1987 como violonista e pouco tempo depois se interessou pelo contrabaixo elétrico. Atua bastante também em gravações em estúdio. O trabalho como músico na noite fez de Moog um baixista bastante eclético, que transita por diversos estilos, principalmente pela MPB e o rock. Suas principais influências como baixista são Jaco Pastorius (Weather Report) e o brasileiro Arthur Maia. 

Rogério Silvestroni seguiu os caminhos da música influenciado ainda na infância pelos discos de seus irmãos e primos. O disco Frutificar, da A Cor do Som, foi impactante na decisão, do então ainda garoto, de que seria músico. Iniciou na bateria aos 16 anos,influenciado por seus prímeiros ídolos no instrumento, João Barone, Stewart Copeland e Bill Brufford. Além destes, posteriormente Elvin Jones, Tony Williams, Carlos Balla e Nenê se tornaram fortes referências em sua formação como instrumentista. Já trabalhou com inúmeras bandas e artistas da região, entre eles, Banda Chumbo Grosso, Zum, Big Chico Blues Band, Fud s Gang, Claudinei Duran e Los Pablos, entre outros. Atualmente, além da Velhafala, trabalha também com o Quarto de Badulaques, banda com 3 discos lançados, com a qual já se apresentou em duas oportunidades no Sesc Jundiaí; e Johnny Faria Trio, de blues rock. Atua ainda em gravações como músico e produtor em seu estúdio.

Fernando Gambini, músico multiinstrumentista e cantor, arranjador, engenheiro de som e produtor musical. Começou os estudos de música aos 9 anos. Cursou Composição e Regência Popular na Faculdade Santa Marcelina (5 anos). Estudou canto com Renata Sampaio e Marconi Araújo. Como músico já acompanhou Cleiton e Camargo, As Marcianas, Zé Henrique e Gabriel e o cantor Tinoco no show de comemoração de 60 anos de carreira no extinto Olímpia em São Paulo com apenas 19 anos como pianista. Acompanhou também a cantora Jayne como pianista, violonista, guitarrista e produtor musical. Acompanhou muitas bandas artistas da cidade de Jundiaí, dentre elas estão: Transport (piano e guitarra), Banda Coyote (piano e guitarra), Johnny Groove (Guitarra), Rock Seixas (Baixo), Bentivi (piano), Como cantor, acompanhou a Cia. Paulista de Artes de Jundiaí por 2 anos na peça “Jovem sim, e daí?” fazendo a trilha sonora ao vivo e também como anjo. Foi vocalista da banda Batuca Rock, da qual também era Produtor Musical. Como Engenheiro de som, foi sócio por mais de 15 anos do estúdio Companhia do Som, localizado em Jundiaí. Gravou Zé Henrique e Gabriel, Marcos e Belutti, João Neto e Frederico, Jayne, Fernando Cester dentre muitos outros. Arranjou a música Sonho com o criador que está no DVD Munhoz e Mariano, produzido por Ivan Miyazato. Como produtor musical, participou do DVD da Cantora Jayne, no qual dividiu a produção musical com Luciano Trinquinato.
Produziu inúmeros artistas regionais, dos quais estão: Militantes, Lança Perfume, Locomotrom, Brasil in Conserto, Jaime e Alexandre, Dois Quartos, Lemon Plaid, dentre outros. Ministrou aulas de Audio Digital no CAM (Unidades de Jundiaí, São Paulo, Campinas, Sorocaba, Limeira e Rio Claro) e no SENAC (Unidade Jundiaí). Sócio-criador do site GraveOnline, a maior gravadora online do país, com mais de 1.000 músicas gravadas nesses 3 anos de existência. Faz parte da Banda Trio em Transe, uma das bandas mais tradicionais da cidade há quase 20 anos. Se apresenta também no formato acústico solo Voz e Violão com um repertório especialmente preparado. O repertório é 100% internacional com sucessos dos anos 60 até a atualidade. 

Atores 

Bianca Mellace é atriz, arte-educadora, diretora e pesquisadora de teatro. Formada em Teatro pela Universidade Anhembi Morumbi, participou de algumas companhias teatrais na cidade de Jundiaí e São Paulo e hoje assume a direção da Cia Fênix de Teatro.

Will Jesus, é ator, diretor, dramaturgo, cenógrafo e produtor de teatro. Fundador da Cia Fênix de Teatro, se dedica à pesquisa e construção autoral do teatro de grupo, tendo um repertório de mais de dez peças escritas. Além do teatro, também é roteirista de áudio dramas e jogos de videogame.




Quando

Data: 26/11/2021

Horário: das 19:30 às 21:00

Onde

Local: Teatro Polytheama
Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro
Jundiaí - SP
CEP 13.201-010

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/agenda-cultural/musica-historias-de-novembro/