5º Festeju - Festival de Teatro de Jundiaí

Jurados

Cena Amadora

Amanda Mantovani

Atriz formada pelo Conservatório Carlos Gomes,
tradutora e maquiadora, exerce as três profissões
acreditando que, independente da linguagem, é papel do artista revelar e organizar os símbolos da
comunicação humana. A formação teatral a ensinou que a experimentação é a desbravadora do mar das multiartes, e por isso seu trabalho reflete muitas das interseções em que se encontra profissionalmente. Hoje, atuar, escrever, visualizar- no sentido de criar visões, são ferramentas para contar histórias cada vez mais autorais.

José Renato Forner

José Renato Forner é ator e diretor. Sua trajetória é marcada por monólogos e espetáculos de grupo. Cursou o CPT, de Antunes Filho e durante 10 anos integrou a Cia Club Noir, onde participou de espetáculos vencedores de prêmios Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA), Governador do Estado e Bravo!. Na cidade de Jundiaí, destacam-se os espetáculos “Maria e os Pacotes”, “O Testemunho” e “Plínio no sofá”. Compõe o elenco da série “O sono do homem branco”, com direção de Luiz Fernando Carvalho, com estreia em setembro na TV Cultura.

Marcos Cesar Duarte

Marcos Cesar Duarte é dramaturgo e atua na cidade de Jundiaí há mais de trinta anos. Autor de diversas peças com pesquisa sobre várias linguagens e formatos. Participa de diversas criações como o podcast ‘Na Coxia’ em parceria com diversos artistas patrocinado pelo Sesc Jundiaí. Em 2018, também através do Sesc Jundiaí, participa do ‘Ciclo de Leituras Dramáticas’ que reuniu textos de diversos dramaturgos da cena nacional.


Cena Profissional

Fernando Yamamoto

Fernando Yamamoto é um dos fundadores dos Clowns de Shakespeare (RN), onde atua como diretor, professor, pesquisador, gestor, tradutor e dramaturgo. Sua pesquisa transita por universos como o teatro popular, a comicidade, a rua e o teatro latino-americano. Ganhou diversos prêmios ao longo da carreira, dentre os quais se destacam Associação Paulista dos Críticos de Arte (APCA) e
FEMSA/Coca-Cola, ambos pela direção de Fábulas (2007). Como professor/oficineiro, já ministrou mais de 100 oficinas e laboratórios em diversos estados do país, além do Peru, Colômbia, Bolívia, Equador e Uruguai.

Giovana Soar

Giovana Soar é atriz, produtora, tradutora e curadora. É graduada em Direção teatral pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) do Paraná, e em licenciatura teatral pela Universidade Paris III – Nouvelle Sorbonne, em Paris(França). Desde 2004 integra a equipe da Companhia brasileira de Teatro de Curitiba. É curadora da Mostra Interlocuções do Festival de Teatro de Curitiba desde 2017, e diretora artística da Mostra Novos Repertórios também em Curitiba. Como tradutora possui inúmeros textos editados e sua especialidade é o Teatro Francês Contemporâneo.

Jorge Vermelho

Jorge Vermelho é ator e diretor artístico na Companhia Azul Celeste, em São José do Rio Preto (SP), desde 1989, onde desenvolve trabalho de investigação teatral. Foi Diretor do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), em Salvador (BA), de 2009 a 2014. Coordenador Executivo do Festival Internacional de Teatro de São José do Rio Preto (SP) – FIT Rio Preto, de 2001 a 2009 e de 2017 até o momento. É curador e coordenador executivo do Janeiro Brasileiro da Comédia, de 2003 a 2009 e de 2017 até o momento. É também assessor da Secretaria Municipal de Cultura de São José do Rio Preto, de 2017 até o momento.

Mariana Dias

Mariana Dias é bacharel em Artes Cênicas pela Unicamp e pós-graduada em Gestão de Projetos Culturais no Centro de Estudos Latino Americanos sobre Cultura e Comunicação (CELACC) da Universidade de São Paulo (USP). Atriz, produtora e fundadora da Cia. de Teatro Acidental (São Paulo/SP), além de ter participado de diversos festivais de teatro do país como operadora de luz e som com outros grupos de dança e teatro. Auxilia na produção do bloco de carnaval Bloquete, de Vinhedo/SP, onde ocupou o cargo de diretora de Cultura na Secretaria de Cultura e Turismo em 2021.


Notícias sobre o Festeju

Mais notícias »
Apoio e Realização Política de privacidade