Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Pássaros dos Jardins do Solar

A partir de agora, quem visitar o Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão poderá escutar também os cantos dos pássaros que frequentam os seus jardins. Numa iniciativa que envolve o programa Cidade das Crianças, a Unidade de Gestão de Cultura (UGC) instalou placas de identificação espalhadas pelo local, com a identificação dos pássaros que, ao logo de um ano, fizeram ninho, sobrevoaram ou simplesmente repousaram nos jardins.

Além da identificação das espécies, cada placa contém o nome em Português e nome científico em Latim, além de um breve texto de explicação e o QR code, que permite a leitura por smartphones e faz o direcionamento para um player com o canto do pássaro.

Também pelo Cidade das Crianças, os jardins ganharam uma casa na árvore, construída sobre dois ipês roxos, onde a criançada pode se divertir e onde os adultos têm a oportunidade de voltar a ser criança.

Desde 2018, os jardins do Solar possuem também a rede de wi-fi gratuita Conect@do, desenvolvida pela Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN) e disponibilizada em parceria com a UGC.

Confira a lista dos pássaros catalogados: