Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Passaporte Cultural – Guardiões do Patrimônio

O “Passaporte Cultural – Guardiões da Patrimônio” é um programa de educação patrimonial desenvolvido pela Plataforma de Educação e Cultura da Prefeitura, por meio do Departamento de Gestão do Espaço Expressa da Unidade de Gestão de Cultura e do Núcleo de Educação Socioambiental da Unidade de Gestão de Educação.

Lançado em agosto de 2018, a iniciativa integra os programas municipais Cidade das Crianças e Escola Inovadora, e já alcançou metas importantes como o fato de ter sido uma das propostas finalistas da 33ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, promovido pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), representando o Estado de São Paulo; além do fato de, até o início de 2023, já ter alcançado mais de oito mil crianças.

O público-alvo do programa são os alunos dos quartos anos (faixa-etária: dos nove aos dez anos) da rede municipal de ensino. A proposta consiste na distribuição de um Passaporte Cultural estilizado para as crianças participantes para que elas, após a vivência em cada um dos 15 importantes e reconhecidos patrimônios do Município, recebam carimbos em cada uma das respectivas páginas e que certifiquem a sua visita.

São estes os 15 pontos que integram o passaporte: Espaço Expressa – Museu dos Ferroviários, Unidade de Gestão de Cultura, Fatec e Poupatempo; Ponte Torta; Centro Jundiaiense de Cultura Josefina Rodrigues da Silva (Jorosil) – onde se encontra a Pinacoteca Diógenes Duarte Paes; Teatro Polytheama; Gabinete de Leitura Ruy Barbosa; Museu Histórico e Cultural de Jundiaí – Solar do Barão; Catedral Nossa Senhora do Desterro; Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot; Câmara Municipal de Jundiaí; Fábrica das Infâncias Japy; Centro Internacional de Estudos, Memórias e Pesquisas da Infância (Ciempi); e Centro das Artes.

O roteiro inicia-se pelo Espaço Expressa, onde as crianças visitam, em grupo escolar, os quatro primeiros pontos do passaporte, acompanhados da “Senhora Temporária”, personagem interpretada por atriz profissional e que traz em seu figurino elementos indicativos tanto da realidade social do fim do século 19 e início do 20, tempos áureos da ferrovia no Município e no País.

No Expressa, a vivência é dividida em etapas, que são: Passado, Presente em Transformação e Futuro.

A etapa do Passado consiste na visita ao Museu dos Ferroviários, onde as crianças aprendem sobre a importância da implantação da ferrovia no Município e as realidades sociais, econômicas e operárias dos ferroviários que trabalharam naquele local, construído para ser as oficinas da extinta Cia. Paulista de Estradas de Ferro.

Já a etapa do Presente em Transformação inicia-se com a chegada dos visitantes aos setores administrativos da Unidade de Gestão de Cultura, responsável pela gestão e pelas transformações físicas para requalificação do local a fim de se implantar nele sua nova vocação cultural. Por conta das diversas frentes de obras no local, a partir desta etapa, os visitantes percorrem o trajeto da visita munidos de capacete e colete de segurança.

E a etapa do Futuro consiste nas visitas à Fatec Jundiaí e ao Poupatempo, respectivamente, por representarem a produção acadêmica da universidade pública e um espaço de prestação de serviços à população enquanto espaço já revitalizado e de uso requalificado.

Somente os pontos do Espaço Expressa são percorridos pelas crianças com mediação. Os demais pontos, distribuídos pelo Centro Históricos devem ser visitados sob a responsabilidade dos pais e responsáveis, a fim de incentivar a Educação Patrimonial também para as famílias e à sociedade.

O participante que consegue adquirir todos os carimbos deve retornar ao Expressa, junto ao Departamento de Gestão do Espaço, onde obterão um certificado e um botton personalizados, garantindo à criança o título de “Guardião do Patrimônio”.