Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Pé de Infância

Toda Infância pede brincadeiras, contações de histórias, música e contato intergeracional.

Com o objetivo de incentivar tudo isso, desde dezembro de 2020, Jundiaí faz parte da Rede Urban95, uma proposta da Fundação holandesa Bernard van Leer para o incentivo à criação de estratégias de planejamento urbano que considerem a priorização de políticas públicas e de agenda voltadas principalmente à Primeira Infância (por esse motivo a referência a 95 centímetros, altura média máxima de uma criança com até três anos).

Com a adesão, Jundiaí também lançou a campanha Jundiaí Pé de Infância, proposta pela Allma Hub, que também integra a Rede Urban95. A novidade fez com que diversos pontos da cidade recebessem intervenções artísticas coloridas e cheias de formas e desenhos, como forma de incentivo não somente à brincadeira, ao cantar e ao contar histórias, mas também à mudança de olhar e perspectivas, por parte dos cuidadores e do Poder Público em dar ouvidos, voz e vez para as crianças.

Pontos de ônibus, paredes de escolas, praças, prédios públicos municipais, Unidades Básicas de Saúde (UBS) e até mesmo a sinalização de trânsito já receberam intervenções da campanha e têm tornado o cotidiano de crianças e adultos mais conscientes em relação à importância de se priorizar a Infância.

Da campanha Pé de Infância, surgiram também dois desdobramentos: a campanha Pé de Ouvido, que espalhou pela cidade totens com QR codes que direcionam a histórias narradas por artistas da região, e a campanha Pé de Árvore, de incentivo pela arborização urbana para a criação de ambientes mais prazerosos para que as crianças possam brincar e se deslocar.


Saiba mais sobre as demais campanhas: