Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Pé de Ouvido

Toda infância pede contação de histórias. Por isso a Unidade de Gestão de Cultura lançou os podcasts do “Pé de Ouvido”, um desdobramento da campanha Pé de Infância para reforçar a importância do resgate das histórias e da interação entre as gerações.

A iniciativa é um desdobramento da campanha Pé de Infância, que traz um apelo aos adultos cuidadores de crianças sobre a importância das brincadeiras, canções e resgate de tradições da oralidade para o desenvolvimento infantil.

A partir destes links você poderá escutar dez histórias, narradas pelos seguintes artistas regionais: Aline Samsa, Caroline Ungaro, Edivaldo Zanotti, José Renato Forner, Larissa Gasparoto, Matheus Ferreira, Ricky Cayres, Rodrigo Moraes, Sueli Patteli, Ulisses Vertuan e Victória Camargo.

Também estão instalados dezenas de totens com a identidade da campanha Pé de Infância, em diversos locais da cidade, como o Paço Municipal, Espaço Expressa (antigo Complexo Fepasa), nos jardins do Museu Histórico e Cultural – Solar do Barão, no Complexo Argos, na Pracinha da Cultura do Vista Alegre (antigo CEU das Artes) em frente ao Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro e nos terminais municipais de ônibus. Cada um deles possui um QR code, que, fotografado, direciona para uma das dez histórias lançadas nesta fase.

A direção artística da campanha ficou a cargo de José Renato Forner, que explica a proposta e critérios envolvidos na produção dos conteúdos. “Tudo foi pensado com muito critério. A seleção dos textos teve como proposta fazer uma volta ao mundo a partir da forma como os povos registram as suas histórias. Já a seleção dos artistas teve como critério a participação de integrantes dos diversos grupos teatrais da cidade. Pensamos também no equilíbrio de vozes, contemplando vozes tanto masculinas quanto femininas, das mais diversas idades. Sem contar a preocupação com intervenções sonoras e trilhas musicais condizentes com o conteúdo do texto. Para histórias africanas a trilha traz sons percussivos, por exemplo”.

Confira as histórias: