Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Programação 2020

Com duas transmissões ao vivo nos dias 30 e 31 de maio, uma ação especial do Enredança 2020 online reuniu bailarinos e outros profissionais de quase vinte academias ou grupos de dança da cidade. A ação paralela do tradicional festival jundiaiense contou com a exibição de vídeos com coreografias, além das intervenções de especialistas e um flashmob especial preparado pela Cia. Jovem de Dança e outros bailarinos que aderiram à proposta. Idealizados pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) e por Alex Soares, diretor artístico da Cia. de Dança, os programas foram transmitidos pelo Facebook da Cultura e pelo YouTube e Facebook da Prefeitura e podem ser conferidos abaixo:

O gestor da UGC, Marcelo Peroni, ressalta a importância da participação e engajamento de todos. “Tivemos uma resposta muito positiva dos participantes. Diversos grupos e academias nos relataram que o Enredança lhes trouxe de volta a movimentação e o ânimo que lhes faltavam por conta do isolamento social. Isso sem contar o engajamento dos bailarinos, que se doaram para que tudo isso acontecesse. Só para o flashmob recebemos 90 vídeos diferentes. Além de outros vídeos, como de Ana Botafogo, que se apropriou do Enredança, ao ponto de chamá-lo de ‘nosso festival’, e de outros importantes participantes do festival em outros anos, que também contribuíram com suas intervenções, como Esmeralda Gazal, Caio Nunes, Marcela Benvegnu e Thiago Jansen”, comemorou o gestor.

Alex Soares explica a concepção dos flahsmobs. “Eles foram montados a partir de gestos de dança doados pelos responsáveis das academias e pela Cia. Jovem de Dança, que montou uma coreografia única composta por 22 gestos e a repassou a esses grupos. Os alunos então aprenderam essa coreografia e cada uma das academias nos enviou seu vídeo. Foi aí que tivemos uma boa surpresa, com a chegada de 90 vídeos. Assim, decidimos montar dois flashmobs, um para cada dia de transmissão, para que todos pudessem aparecer e pudéssemos também divulgar seus nomes, criando uma espécie de lembrança afetiva para todos eles. Foi uma ação emocionante, que contou com o envolvimento de muita gente, até mesmo dos familiares de muitos dos bailarinos, que inclusive apareceram nesses vídeos”, comemora o diretor da Cia. Jovem de Dança.

Confira os vídeos:

30 DE MAIO

Transmissão – Parte 1

Transmissão – Parte 2

Flashmob

31 DE MAIO

Transmissão

Flashmob