Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Cia. de Teatro de Jundiaí

A Cia. de Teatro de Jundiaí é um corpo artístico ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), criado em 2010 a fim de promover a oferta cultural nos eventos gratuitos promovidos pela Prefeitura, além de valorizar a produção e o trabalho artísticos no Município.

Nas últimas temporadas, sob a direção artística de Carla Candiotto, a companhia apresentou diversas montagens, como “Robin Hood”, uma divertida e humorada adaptação do clássico infantil, além de espetáculos junto aos demais corpos artísticos da Prefeitura, como “Clássicos em Movimento”, concerto cênico e visual em comemoração ao aniversário do Teatro Polytheama, em que, por meio da encenação dos atores e bailarinos pela técnica de “tableau vivant”, fez a reprodução de telas e afrescos famosos.

Além das apresentações do Teatro, a Cia. de Teatro de Jundiaí também tem levado seus espetáculos a diversas escolas municipais de Educação Básica (EMEB), encantando os olhares de milhares de alunos da rede municipal de ensino.

Já na temporada virtual 2020, mesmo durante o período de isolamento social, a Cia. de Teatro apresentou a Quarentena de Histórias, com contações de histórias produzidas e editadas pelos atores da companhia e com as participações especiais de convidados às sextas-feiras.


Confira abaixo alguns dos espetáculos apresentados pela Cia. de Teatro de Jundiaí:

R.I.P. – Uma história de amor

Entre muitas rimas, brincadeiras, sustos, atrapalhadas e interação do público, “R.I.P. – Uma história de amor” se passa em um vilarejo qualquer, no cemitério, no dia do ano em que os familiares vão homenagear seus antepassados. Nesse cenário, Mário decide declarar seu amor e propor casamento para Maria, mas isso só é possível se ele o fizer sob as bênçãos de sua mãe. A cada tentativa de aproximação, Mário deve enfrentar seu rival Enrico, o Talarico, que também busca cativar o amor de Maria, utilizando-se de inúmeras artimanhas. Maria terá então que decidir se aceita o amor de uma alma gêmea ou de uma alma penada. Quem será que leva a melhor?


Robin Hood

Com texto e direção de Carla Candiotto, “Robin Hood” traz uma divertida e humorada adaptação do clássico infantil inglês. Com o lema “Poder sem Justiça é Tirania”, o espetáculo narra as peripécias do famoso arqueiro medieval justiceiro e seu bando, na defesa e garantia de Justiça para o povo de Nottingham contra a rainha Joana Cobrança Matança de Vingança e que fica com a Herança.


Espetáculos com os demais corpos artísticos municipais

Com foco no enriquecimento da produção artística local e na formação de público, a Cia. de Teatro de Jundiaí também participa de diversas programações com os demais corpos artísticos municipais.


Ficha Técnica

Diretora artística: Carla Candiotto
Assistente de direção: Ellen Navarro
Elenco: Kels Feitosa, Laura Mignorin, Letícia Resende, Lucas Ramos, Sid Alves e Thais Hilário
Estagiária: Josiany Santos


Currículo da diretora artística
Natural de Jundiaí, Carla Candiotto é atriz, diretora, autora e produtora teatral. Iniciou sua formação teatral na Europa, onde viveu por dez anos. Estudou teatro em Paris, na École Internationale Phillippe Gaullier e no Théâtre du Soleil, com Ariane Mnouchkine. Em Londres, estudou na Desmond Jones School of Mime. Já na Itália estudou Commedia Dell’arte com Antonio Fava. E em Nova York, especializou-se no método de consciência corporal Moshe Feldenkrais, que estudou em temporadas ao longo de quatro anos. Atuou e dirigiu espetáculos em diversos países da Europa, além de China e Austrália.

No Brasil, é cofundadora e codiretora da Cia. Le Plat du Jour, com Alexandra Golik, realizando diversos espetáculos, sucessos de público e crítica. Dirigiu companhias de teatro como La Mínima, Circo Mínimo, Parlapatões, Pia Fraus, Cia. Delas, Cia. Solas de Vento, Teatro Imprensa e Circo Amarillo. É também diretora convidada da Escola da Artes Dramáticas da USP (EAD) e da Escola de Teatro Célia Helena.

Ao longo de sua carreira recebeu diversos prêmios, entre eles seis APCA, oito Prêmios São Paulo de Teatro Infantil e Jovem em diversas categorias, além do Prêmio Governador do Estado para a Cultura 2015, na categoria Arte para Crianças.


Fotos do elenco

Elenco: