Cultura Jundiaí | http://cultura.jundiai.sp.gov.br

Cidade das Crianças

Espaços públicos serão repensados para incentivar a brincadeira

Jundiaí é o primeiro Município do Estado a integrar a Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças e segundo no país, logo após Boa Vista (Roraima). A apresentação do conceito “Cidade das Crianças” foi feita em dezembro de 2018 e é resultado da integração entre as Unidades de Gestão, que trabalharam alinhadas pela proposta de governo por plataformas.

O “Comitê das Crianças” e “Ruas de Brincar” são os programas que integram o conceito do programa pela implementação de políticas públicas que deem protagonismo às crianças nas tomadas de decisões e reforcem a importância do brincar. A iniciativa é resultado das adesões do Município ao Instituto Alana e à Rede Latino-Americana – Projeto Cidade das Crianças.

O ‘Comitê das Crianças’ consiste no sorteio de 24 crianças de todas as regiões do Município para compor um grupo que irá debater ao longo do ano propostas de políticas públicas para a infância e as apresentarão ao Executivo. Já o ‘Ruas de Brincar’ consiste no fechamento de determinadas vias, sob a tutela da comunidade, para que as crianças possam brincar sem os carros.