Cultura Jundiaí | http://cultura.jundiai.sp.gov.br

Palco da Cidade

Edições do Palco da Cidade têm transmissão ao vivo pela TVTEC

O Palco da Cidade é um programa realizado no Teatro Polytheama em parceria da Rede TVTEC com a Unidade de Gestão de Cultura, por meio do Departamento de Teatros. Com edições semestrais, o programa é transmitido ao vivo pela TVTEC, e traz como proposta discutir e refletir temas contemporâneos, mesclando as falas de profissionais dos assuntos com intervenções artísticas. O programa tem como mediadora a superintendente da Rede TVTEC Fundação TVE, Monica Gropelo.

Em 2018, a edição do primeiro semestre fez parte da programação do Mês da Mulher e trouxe como tema “As Mulheres que Sou”. Participaram desse encontro a terapeuta Simone Arrojo, a jornalista Tatiana Fávaro e a psicóloga Mafoane Odara. Já as intervenções culturais começam com a cantora jundiaiense Telma Costa, que faz a abertura da noite, e seguem com a atriz Christiane Tricerri, a cantora Nila Branco e a cantora e atriz Élida Marques.

Já no segundo semestre, o “Palco da Cidade” integrou a programação do Setembro Amarelo, mês de conscientização do suicídio, com a edição com tema “Suicídio: a epidemia calada – Escutar é uma saída”. Desse encontro participaram o capitão do Corpo de Bombeiros, o comandante Diógenes Munhoz; o instrutor de Negociação com Suicidas do Grupo de Ações Táticas Especiais (GATE), major Hugo Araújo Santos, Instrutor de Negociação com Suicidas do GATE (Grupo de Ações Táticas Especiais); Tenente Coronel Valdira Ferreira da Escola Superior de Soldados da PM; a psicóloga e mestre em saúde pública, Karen Scavacini; coordenadora nacional de estudos do CVV, Elaine Macedo; e o médico psiquiatra da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Neury Botega; além da cantora Fernanda Porto, do bailarino Felipe Cuqui, do ator Marcelo Várzea e Flávio Sacramoni no slackline.

Em 2019, a edição do programa discutiu o Feminicídio e trouxe como tema “Quem ama não mata”, numa realização conjunta com Assessoria de Políticas para as Mulheres da Unidade de Gestão da Casa Civil (UGCC). Participaram do evento Yara Frateschi, professora de Ética e Filosofia Política na Unicamp; de Nálida Coelho Monte, que atua no núcleo mulher da Defensoria Pública do Estado de São Paulo; e de Ana Claudia Fossen, graduada em Psicologia pela USP, psicanalista, e mestre em Psicologia pela Universidade Complutense de Madri. Como intervenções artísticas, o evento contou também com as participações do coreógrafo Alex Soares, diretor artístico da Cia. Jovem de Dança de Jundiaí; da artista plástica Christiane Grigoletto; e da atriz Carolina Ferretti.

Integrado à proposta do Escola Inovadora, o “Palco da Cidade” conta também com a participação do corpo docente da Unidade de Gestão de Educação (UGE) em suas edições.