Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama

Tour guiado percorre os espaços e as histórias do teatro centenário

O “Viagem Fantástica pelo Teatro Polytheama” é um programa da Unidade de Gestão de Cultura, realizado por meio do Departamento de Teatros, que promove a visita monitorada e encenada pelas atrizes Caroline Úngaro e Carolina Ferreti pelo teatro centenário.

A visita segue não somente pelos ambientes do Teatro mas também por seus anos de existência. No começo, no hall de entrada, os visitantes participam da noite de inauguração do Pavilhão Polytheama, em 13 de dezembro de 1911. De lá, são percorridas as escadarias, arquibancadas, camarotes, frisas e plateia, e os visitantes aprendem sobre seu antigo picadeiro camuflado, a reforma de 1928, que garantiu ao teatro a sua fachada atual, um novo andar e a instalação do seu equipamento de projeção de filmes.

Quando percorrem a Galeria de Arte Fernanda Perracini Milani, anexa ao teatro, os visitantes tomam conhecimento da decadência do teatro com a redução de visitantes na década de 1950, por conta da concorrência com a televisão, que culmina com o fechamento do então Cine-Teatro em 1975. Já a caminho dos camarins, onde antigamente ficava a tipografia, os participantes aprendem sobre a desapropriação pela Prefeitura em 1980, tornando-o um equipamento público, e a reforma projetada pela arquiteta italiana, Lina Bo Bardi, responsável também pelo projeto do Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Comemorando a reabertura do Teatro em 1996, já no palco, os participantes são surpreendidos pela abertura das cortinas e descobrem-se também protagonistas desta história. Como emotivamente explicam as atrizes, “as alegrias que este espaço guarda por seus tempos áureos ofuscam com facilidade a tristeza pelos seus 21 anos de degradação e solidão. Todos aqui guardam recordações boas deste espaço. A Prefeitura protege com muito zelo o prédio, mas o teatro, seu conceito, isso somo nós quem preservamos, assistindo aos seus espetáculos e prestigiando a sua programação, que cabe na agenda e no bolso de todos.”

As visitas costumam ser realizadas duas vezes por mês e é gratuita. Para fazer o agendamento, os interessados devem entrar em contato com a administração do teatro pelo telefone 4586-2472.