Cena Profissional
Todas as apresentações desta Cena contarão com tradução simultânea em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e um bate papo mediado após a sua realização.
Dia 10 de agosto (domingo)

“A Rua, a Lama e a Santa”
Horário: 15h
Local: Saguão do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
Grupo Carroça Teatral
Direção: Coletiva
Município: Sete Lagoas (MG)
Classificação etária: Livre
Sinopse: Minas não tem mar, mas fizeram um mar de lama em Minas. Cadê minha casa que estava aqui? Baseado no cancioneiro popular, o espetáculo “A Rua a Lama e a Santa” é uma reflexão sobre a tragédia/crime dos rompimentos das barragens de rejeito de minério de ferro nas cidades de Mariana e Brumadinho (MG). A trama conta a história de um casal apaixonado que, ao superar o coronelismo do pai da moça, é surpreendido pelo rompimento de uma barragem e encontra forças através das tradições afromineiras, em meio aos escombros deixados pela lama.
Entrada gratuita – por ordem de chegada, sem distribuição prévia de ingressos.

“Três Pratos de Trigo para Três Palhaces Tristes”
Horário: 19h
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
Trupe Tópatu
Direção: Gabriel Bodstein
Município: São Carlos (SP)
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: A palhaça Tatah e os palhaços Astolfo e Orelhão revelam os bastidores do grande espetáculo da Trupe Tópatu. No camarim, longe dos holofotes, o que vemos são três tristes figuras que convivem com o cansaço, a exaustão e a possibilidade de felicidade cada vez mais distante. Até que certo dia um acontecimento inesperado pode alterar suas rotinas.
Entrada gratuita – Ingressos disponíveis no sábado (09), a partir das 10h30 na internet, por meio da plataforma Sympla, e na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes; e a partir das 14h no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro).
Dia 12 de agosto (terça-feira)

“Terra de Oz – O Cordel Ambiental”
Horário: 20h
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
Grupo Careta
Direção: Lívia Simardi
Município: São Paulo (SP)
Classificação etária: Livre
Sinopse: Três androides recebem a missão de recontar a história do Mágico de Oz. É assim que o Grupo Careta recria a trajetória de Dorothy, aqui chamada de Doroteia, em seu mais novo espetáculo em cordel. Ela que, após uma queimada, se vê longe de casa em uma Terra completamente adoecida. Um espetáculo livre, completamente imagético, que reflete sobre os desastres ambientais que sofremos nos últimos anos através da linguagem de bonecos.
Entrada gratuita – Ingressos disponíveis na segunda-feira (11), a partir das 10h30 na internet, por meio da plataforma Sympla, e na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes; e a partir das 14h no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro).
Dia 13 de agosto (quarta-feira)

“100 Política Futebol Clube”
Horário: 20h
Local: Sala Josette Feres do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
Cia. Copo de Teatro
Direção: José Renato Forner
Município: Jundiaí
Classificação etária: 14 anos
Sinopse: O menino morador de uma comunidade periférica sonha em ser jogador de futebol, sonho de muitos meninos da mesma idade. Quer dar uma vida melhor para sua mãe e se envolve no “100 Política F.C.”, time criado na comunidade. A partir daí, memórias são trazidas em cena, em forma de depoimentos, construindo um caleidoscópio de memórias que misturam dados biográficos e ficção. O futebol traz à tona as violências do bairro, as paixões da torcida, o treinamento na biqueira, a luta para fazer um time sem interferências de políticos ligados a esquemas não futebolísticos. “100 Política F.C.” visa transpor o futebol no bairro periférico como metáfora do sonho adolescente e a crueza do chão de terra batida.
Entrada gratuita – Ingressos disponíveis na terça-feira (12), a partir das 10h30 na internet, por meio da plataforma Sympla, e na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes; e a partir das 14h no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro).
Dia 14 de agosto (quinta-feira)

“Bitita – A Carolina que não te contam”
Horário: 20h
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
Núcleo Preto de Artes Afrodiaspóricas
Direção: Vive Almeida
Município: Jundiaí
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: “Bitita – A Carolina que não te contam” é uma peça-homenagem à escritora mineira Carolina Maria de Jesus. O espetáculo acompanha um grupo de artistas que enfrenta desafios ao preparar o desfile de uma escola de samba em celebração à vida e obra dessa autora. Durante o processo criativo, as histórias de Carolina, dos personagens e dos envolvidos se entrelaçam em um rico mosaico de falas, memórias e muito samba. Bitita, como era carinhosamente chamada, é uma figura emblemática que transcende o tempo. Embora suas obras tenham alcançado muito sucesso, Carolina e sua família não puderam usufruir dos lucros gerados por sua literatura. Tragicamente, em seus últimos anos, ela foi forçada a vender papel para sobreviver, refletindo uma realidade dolorosa vivida por muitas mulheres negras que, apesar de seus imensos talentos, enfrentam profundas desigualdades sociais.
Entrada gratuita – Ingressos disponíveis na quarta-feira (13), a partir das 10h30 na internet, por meio da plataforma Sympla, e na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes; e a partir das 14h no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro).
Dia 15 de agosto (sexta-feira)

“Joana das Mulheres que Habitam em Mim”
Horário: 20h
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
Grupo Nômade
Direção: Ana Cristina Freitas
Município: São José dos Campos (SP)
Classificação etária: 16 anos
Sinopse: “Joana das Mulheres que Habitam em Mim” conta a história de uma mulher simples do campo que ergue suas facas por proteção. Foge de casa ainda menina deixando sua mãe e lembranças para trás. Segue um chamado divino e traça um novo rumo para sua vida, onde luta por direitos e os defende até a sua morte. Uma história sobre a luta e direitos feministas, inspirada na história de Joana D’Arc.
Entrada gratuita – Ingressos disponíveis na quinta-feira (14), a partir das 10h30 na internet, por meio da plataforma Sympla, e na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes; e a partir das 14h no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro).
Dia 16 de agosto (sábado)

“Vira Lata”
Horário: 19h
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
Grupo Ítalo Banda
Direção: Danilo Neiva e Marco Paixão
Município: Rio de Janeiro (RJ)
Classificação etária: 12 anos
Sinopse: Uma tempestade, dois andarilhos. Em busca de um simples abrigo eles pensaram ter encontrado o lugar perfeito mas o que não esperavam é que não eram os primeiros a encontrar o velho barracão. Se o cachorro é o melhor amigo do homem, a pulga o que é?
Entrada gratuita – Ingressos disponíveis na sexta-feira (15), a partir das 10h30 na internet, por meio da plataforma Sympla, e na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes; e a partir das 14h no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro).
Dia 17 de agosto (domingo)

“Choque-Rosa ou Com que Armas Lutamos?”
Horário: 19h30
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
Grupo Circo di SóLadies | Nem SóLadies
Direção: Luciana Viacava
Município: São Paulo (SP)
Classificação etária: Livre
Sinopse: Quatro palhaças encaram mais um dia de mesmice dentro de casa: limpar, passar, cozinhar e… peraí? Cadê a Maria? Com o sumiço da amiga Maria, são obrigadas a enfrentar o tão temido FORA, um lugar que não foi feito para elas, onde nenhuma mulher pode se aventurar. Será?
Entrada gratuita – Ingressos disponíveis no sábado (16), a partir das 10h30 na internet, por meio da plataforma Sympla, e na bilheteria e totens eletrônicos do Centro das Artes; e a partir das 14h no Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro).