4º Festeju - Festival de Teatro de Jundiaí

Festeju 2021

O Festival de Teatro de Jundiaí (Festeju) é uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí.

Existente desde 2017, o festival está em sua 4ª edição, com o objetivo não apenas de fomentar a atividade artística na linguagem do Teatro, como também de estimular a criação de público e de promover o intercâmbio de talentos e experiências dos artistas da cidade com os de fora.

Além da programação de espetáculos nas Cenas Profissional e Amadora nos tradicionais palcos da cidade, como o Teatro Polytheama e a Sala Jundiaí do Complexo Fepasa, uma proposta inusitada do Festeju é quanto aos locais de apresentação. Nesse sentido, a Praça Governador Pedro de Toledo (Praça da Matriz) e outras salas do Complexo Fepasa, como a Sala dos Relógios, também já receberam seus espetáculos.

Sem contar também as oficinas gratuitas com profissionais de renome, que sempre integraram as programações do Festival nos últimos anos.

Por conta da pandemia, a 4ª edição do Festeju será realizada em janeiro de 2021, de modo online, pelo canal da Cultura no YouTube, como forma de enfrentamento à pandemia e de prestação de serviço à população, através da criação de conteúdos online artísticos de qualidade.

Confira a programação do Festeju 2021:

Abertura

12 de janeiro
(terça-feira)

Abertura do 4º Festeju

Oficina “O Teatro em Modo Digital”
Oficineiro: Ivam Cabral
Horário: 20h
Sinopse:
Nesse encontro, Ivam Cabral abordará, em 90 minutos, tópicos relativos à arte em quarentena e ao teatro em isolamento social. Enquanto não podemos viver da aglomeração – território tão querido dos artistas, dos agentes e produtores culturais –, o que é possível fazer? Como conduzir o ato criativo em tempos em que a questão da sobrevivência se torna primordial?

Ivam Cabral é cofundador da Cia. de Teatro Os Satyros e diretor executivo da SP Escola de Teatro, e foi um dos pioneiros a levar o teatro para o terreno digital. Já no início do isolamento social, precisamente no dia 20 de março, estreou no Instagram e no YouTube seu espetáculo “Todos os Sonhos do Mundo”, que permaneceu em cena ininterruptamente até dezembro, realizando mais de 70 sessões em modo digital. Nessa mesma época, com seu coletivo teatral, produziu diversos espetáculos, apresentados no Espaço Digital dos Satyros, criado também durante a quarentena.


Notícias sobre o Festeju

Mais notícias »
Apoio e Realização Política de privacidade