Mostra Paralela

EM BREVE


Em 2023, durante a 4ª edição do Festival, os curtas-metragens contemplados pela Mostra Paralela foram exibidos pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC) em seus canais do Facebook e YouTube. Confira abaixo os contemplados:

imPRESSÃO URBANA

Proponente: Proponente: Beatriz Pastorini Nogueira – Jundiaí (SP)
Gênero: Experimental
Sinopse: “imPRESSÃO URBANA” é um vídeo arte que apresenta, através de transferências artesanais, imagens urbanas que trazem sentimentos de saudade. Diferentes impressões da nossa cidade surgem nos novos tempos vividos, desde os barulhos da rua e seus movimentos até o silencio de casa e seus pensamentos. “imPRESSÃO URBANA” advém da relação com outro projeto “A cidade fala, ouve quem sente”. Ambos retratam cenas e paisagens urbanas da cidade de Jundiaí (São Paulo) e tem criação de Beatriz Pastorini Nogueira.
Classificação etária indicada pelo proponente: Livre

Eu, contínua…

Proponente: Proponente: Beatriz Pastorini Nogueira – Jundiaí (SP)
Gênero: Experimental
Sinopse: Vídeo arte criado a partir de recortes e tendo como fundo a imagem contínua de uma estrada. O trabalho mescla diferentes imagens de acontecimentos na vida da proponente. “Ai de mim que sou assim, acredito nas impossibilidades, nas mutações e no tempo que me transforma, às vezes querendo paralisar, mas como mulher e borboleta voo (u) para além das visões terrestres, o mundo real existe e resiste dentro de mim”.
Classificação etária indicada pelo proponente: Livre

Maracatu em Fortaleza 2023: Carnavalesco

Proponente: Marcos Silva da Costa – Fortaleza (CE)
Gênero: Documentário
Sinopse: Antes de o batuque dos maracatus soar na Avenida Domingos Olímpio nas noites de sábado e domingo de Carnaval, ele pode ser ouvido em várias ruas espalhadas em pelo menos 13 bairros de Fortaleza. Em sua maioria concentrados na região central da cidade, esses grupos atraem brincantes de todas as regionais, expandindo suas atividades sempre que agregam um novo integrante. É assim que, na geografia da capital, as manifestações vão se conectando em torno de um mesmo propósito: a expressão de uma cultura ancestral.
Classificação etária indicada pelo proponente: Livre

Feira de Artesanato em Fortaleza (FENACCE) – Mãos que criam

Proponente: Pedro Célio Oliveira Nunes – Fortaleza (CE)
Gênero: Documentário
Sinopse: Redes, renda de bilro, labirinto, files, bordados e crochês: manufaturas em fibra de algodão, herança da colonização portuguesa, estão entre as mais expressivas manifestações do apreciado artesanato cearense. Cestarias, bolsas, chapéus, em palha de carnaúba e produtos de couro, argila, cipó e madeira também se destacam. Toda esta diversidade, o turista encontra no Centro de Turismo.
Classificação etária indicada pelo proponente: Livre

[DES]saturação

Proponente: Daniela Pereira de Araújo – Bragança Paulista (SP)
Gênero: Ficção
Sinopse: “[DES]saturação” é um curta-metragem que aborda as consequências negativas causadas pelo bullying na vida de um indivíduo. Abigail é uma adolescente muito tímida que está cursando o Ensino Médio. Ela leva uma vida relativamente normal, embora não possua muitos amigos. No colégio, ela está distante de ser uma garota popular e os outros alunos a consideram fora do padrão. Perseguida e exposta, a garota fica cada vez mais triste. Sentindo-se cada vez mais para baixo, sua vida vai perdendo a cor e tornando-se cada vez mais depressiva. Abigail sofre, ao longo da trama, desde cyberbullying até agressão física. Sente-se solitária, não obtendo apoio até mesmo da família. Pensamentos misturados com realidade começam a afetá-la, fazendo-a tentar tirar sua própria vida. Quando se pensa que é um fim, há um novo recomeço. Nesse reinício, há um diferencial: a companhia de amigos dispostos a ajudá-la.
Classificação etária indicada pelo proponente: 12 anos

Isso que é f#da

Proponente: Joaquim Carlos Mateus Medina da Silva – Jundiaí (SP)
Gênero: Documentário
Sinopse: Não é fácil viver em um mundo onde você, além de ser apenas um número, também sofre com o apagamento de sua história e essência. Pessoas com diferentes vivências e local de fala contam um pouco de como é ser minoria e enfrentar os problemas diários na sociedade.
Classificação etária indicada pelo proponente: 10 anos

Eklesia

Proponente: Marco Antonio Coelho de Moraes – Mococa (SP)
Gênero: Ficção
Sinopse: Um pobre homem de rua está prestes a entrar para uma igreja evangélica. Vale uma sopa.
Classificação etária indicada pelo proponente: 10 anos

Dehatsi: Eu era outro lugar

Proponente: Tatiana Medina Boudakian – São Paulo (SP)
Gênero: Ficção
Sinopse: Anush é uma jovem armênia que viaja ao Brasil sem passagem de volta. Uma vez acolhida pela comunidade armênia em São Paulo, seu principal desafio é o de se adaptar a uma grande e cosmopolita cidade, tão longe de suas raízes.
Classificação etária indicada pelo proponente: 10 anos


Apoio e Realização