Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Vernissage da exposição “desIGUAL”, de Thays Leonel

Atividade já realizada.

Classificação indicativa: 12 anos

Data: 29 de fevereiro (quinta-feira)

Local: Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes

Artista: Thays Leonel

Curadoria: Giovanna Trevelin

Apresentação da abertura: DJ Julia Günther

Sinopse: Contemplada pelo Programa de Ação Cultural de São Paulo (ProAC) em 2023 para circulação, a mostra “desIGUAL” chega a Jundiaí com mais de 40 obras da artista Thays Leonel, que “chamam atenção para os limites e negligências que permeiam as vidas das mulheres”, como conta a curadora Giovanna Trevelin.

Thays parte da revolta diante da impossibilidade de plena existência social feminina, chamando atenção para os limites a elas impostos. Com uma equipe de produção 100% feminina, a artista enfatiza: “arte sobre nós, e por nós”, questionando também a presença ínfima de mulheres nos acervos dos museus.

“desIGUAL” aborda principalmente as desigualdades entre os sexos e suas intersecções com raça e classe, a falta de representatividade das mulheres na esfera pública e suas consequências, além das violências estruturais sofridas por elas, tanto físicas quanto emocionais.

Entre estatísticas e sensações, “desIGUAL” é uma experiência que traz reflexões e pretende funcionar como uma semente de transformação social. Com curadoria de Giovanna Trevelin, a exposição é um convite à inquietação.

A abertura terá a DJ Julia Günther, trazendo um set especial de músicas femininas.

Tendo já passado por Itapetininga e Tatuí, a exposição estará ainda no primeiro semestre de 2024 no FAMA Museu em Itu.

Período de exposição: de 01 a 17 de março

Data: 29/02/2024

Horário: das 19:00 às 20:30

Local: Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro.
Jundiaí - São Paulo

Como chegar

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/agenda-cultural/vernissage-da-exposicao-desigual-de-thays-leonel/