Mês do Patrimônio 2024 – “Música & Histórias” – Racionais MC’s
Atividade já realizada.
Data: 29 de agosto (quinta-feira)
Horário: 19h30
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
Sinopse: O Mês do Patrimônio Histórico e Cultural de Jundiaí chega em 2024 à sua oitava edição, com o tema “Patrimônio Cultural: diversidade, mobilização social e o direito à cidade”. Esta edição especial do “Música & Histórias” com a temática Hip Hop faz uma homenagem à banda Racionais MC’s e entra na programação do Mês, unindo, como sempre, no palco da Sala Glória Rocha artistas locais das linguagens da Dança, Música e Teatro.
Para esta celebração, que irá contar um pouco da história e vida musical do grupo, o elenco será formado pelos grupos Floco, R2 Gang, Street Sound e 288, com a participação do DJ Joker, dos atores Rodrigo Monção; Rodrigo Moraes; Sr. Pedro, o Chapeleiro; e Natan Vianna, e dos bailarinos Rômulo Oliveira, Felipe Almeida e dos alunos da oficina de Hip Hop da Pracinha da Cultura do Vista Alegre, programa vinculado à Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura.
Quem chegar antes ao Centro das Artes, a partir das 17h, poderá conferir ainda no saguão a intervenção musical de Clayton DJ e abertura da exposição “O Rolê da Quebrada para o Centro”, do coletivo The King’s.
Entrada gratuita – ingressos disponíveis no dia da atividade, a partir das 17h, na bilheteria do Centro das Artes.
Ficha técnica dos participantes:
- Música
R2 Gang
R2 Gang é um coletivo de trap originário de Jundiaí, composto por seis talentosos artistas, sendo eles: Codeguina, Petroni, Jukv, Khaff, CV$ e L1pe. Jovens independentes da cidade, que, em 2017 deram vida à sua visão musical e fundaram o coletivo. A R2 Gang é uma expressão artística que transcende fronteiras e eleva o trap da região a novos patamares. Este é apenas o começo da jornada, e a R2 Gang está pronta para deixar sua marca no cenário musical brasileiro.
Street Sound
Street Sound rec é um coletivo/gravadora que atua dentro do movimento Hip Hop e que conta atualmente com nove integrantes, entre artistas e produtores, priorizando a importância da arte, sob o ritmo e poesia dentro de projetos sociais.
288
Grupo de rap formado em 1999 nas ruas do CKP2 por Ricardo “Kadinho”, Sandro “Jr.S.Jay”, Eduardo “Festa” e Victor “P10”, moradores do recém habitado CDHU. Primeiro grupo de rap de Jundiaí a ter suas músicas autorais veiculadas na programação do Espaço Rap da 105 FM. Músicas como “Loko”, que conta com as participações de Douglas do Realidade Cruel, Severino, e “O Rap tem Função”, com a participação de Rappin Hood, 288 tá na área dentre outras.
DJ Joker
Joker foi, entre 2011 e 2013, DJ residente das noites black, às sextas e sábados, do Clube 28 de Setembro, uma das maiores referências em cultura e resistência negra do estado, fundado em 1895, época em que os demais clubes sociais não admitiam afrodescendentes como sócios. Observar o DJ se apresentando em clubes, bares ou festas de rua é testemunhar o quanto Joker leva “o bagulho a sério”, tanto no aspecto técnico quanto artístico. Não à toa, atravessa os finais de semanas levando a batida para toda uma geração na cidade. Passado, presente e futuro do rap (e do black) nacional.
- Teatro
Rodrigo Monção
Rodrigo Monção entra em cena neste projeto, que combina no palco do teatro artistas das linguagens da Música, do Teatro e da Dança, para contar um pouco da história dos Racionais MC’s, mestres do rap nacional.
Rodrigo Moraes
Rodrigo Moraes é ator, contador de histórias, formado em Pedagogia e Administração. Entre os seus trabalhos mais recentes estão: seu monólogo em “100 Política Futebol Clube”, com direção de Zé Renato Forner, e como ator no média metragem “O Poço”, dirigido por Marcelo Silva.
Sr. Pedro, o Chapeleiro
Sr. Pedro, o Chapeleiro é um multiartista brasileiro. Atua como ator, cantor, dançarino e compositor. Seu trabalho abrange áreas musicais como teatro musical e lírico. Também dedica-se a suas músicas autorais nas horas vagas como: “Summer Storm” e “In The Void”.
Natan Vianna
Multiartista, Natan Vianna é ator, artista-educador, cantor, coreógrafo, dançarino e dançaterapeuta. Foi ator e bailarino do Hopi Hari, bailarino da Companhia Municipal de Dança de Campo Limpo Paulista, professor de Dança Contemporânea, instrutor de Fitdance, integrou a Companhia Arteenager de Teatro Musical, além de ter somado em outros projetos.
- Dança
Rômulo Oliveira
Rômulo Oliveira é dançarino desde 2009. Atua profissionalmente desde 2011 e já participou de três espetáculos profissionais, tendo sido campeão de alguns dos maiores campeonatos nacionais e de algumas batalhas e de dois campeonatos internacionais, em Nova York, em 2015. É também professor desde 2014, tendo se destacado em workshops por todo Brasil. Atualmente Rômulo trabalha como modelo fotográfico e atua na educação em dança da Prefeitura de Jundiaí, na Prracinha da Cultura do Vista Alegre.
Felipe Almeida
Felipe Almeida é, há dez anos, profissional da Dança. Transitou por diversos campeonatos pelo Brasil, com diversos cursos de grandes referências nacionais e internacionais. É oficineiro pela Saúde Mental de Jundiaí, junto ao Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil (CAPS), além de instituições da Assistência Social como a Associação Bom Pastor e Almater. É também professor por diversas escolas de dança por Jundiaí e região.
Dançarinos da Pracinha da Cultura
A Oficina de Hip Hop na Pracinha da Cultura do Vista Alegre é uma iniciativa da Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí. Utilizando a dança “Hip Hop Freestyle “ como elemento principal, os professores utilizam de seu conhecimento técnico para estimular a consciência, trabalho em equipe, autoestima e disciplina das crianças que, em sua maioria, são de periferia do bairro. Nesta apresentação, serão utilizadas as músicas dos Racionais como demonstração da importância do desenvolvimento do projeto, com uma mixagem de diversas músicas que refletem as opiniões e realidade dessas crianças e de muitas outras sobre o lugar que tem o artista na nossa cidade.
Quando
Data: 29/08/2024
Horário: das 19:30 às 21:30
Onde
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes
Rua Barão de Jundiaí, 1093
Jundiaí - São Paulo
CEP 13201010