Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

“Choros, Valsas e outros Lirismos Brasileiros”, com a Borandá Produções

Data: 01 de setembro (domingo)

Horário: 20h

Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)

Produção: Borandá Produções

Elenco: Heloísa Fernandes (piano e arranjos) e Toninho Carrasqueira (flauta e arranjos)

Sinopse: Heloísa Fernandes (piano) e Toninho Carrasqueira (flauta) estarão juntos para apresentar o espetáculo “Choros, Valsas e outros Lirismos Brasileiros”, uma celebração da riqueza da música instrumental brasileira. Na mesma data, é comemorado o Dia Estadual do Choro (instituído pela Lei Estadual no 13.447 em 2008, em homenagem ao nascimento do compositor e multi-instrumentista Aníbal Augusto Sardinha, mais conhecido como Garoto).

Neste show fascinante, Fernandes e Carrasqueira não apenas executam suas próprias composições, mas também oferecem interpretações inéditas de obras de alguns dos mais proeminentes mestres da música brasileira, incluindo Chiquinha Gonzaga, Pixinguinha, Moacir Santos, Dominguinhos, Egberto Gismonti, Mauricio Carrilho, Guinga, Radamés Gnattali, Cristóvão Bastos, João
Dias Carrasqueira e Elpídio dos Santos. O público será cativado não apenas pela música excepcional, mas também pelas histórias e “causos” sobre os compositores e outras curiosidades da época, proporcionando uma imersão completa na cultura musical brasileira.

O show destaca a riqueza timbrística do duo piano e flauta, uma formação que remonta à história das gravações com Pattápio Silva e Luiz Amábile e que está presente desde os primórdios da música instrumental brasileira com ícones como Chiquinha Gonzaga, Ernesto Nazareth, Joaquim Callado e Pixinguinha.

O projeto de circulação dos shows foi viabilizado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) do Estado de São Paulo, contando com a coordenação geral e gestão do projeto por Gisella Gonçalves, da Borandá Produções.

Entrada gratuita – Ingressos disponíveis tanto nas bilheterias do Centro das Artes e do Teatro Polytheama, quanto na internet, por meio da plataforma Sympla.

Repertório:

• Rosa (Pixinguinha)
  • Querida por Todos (Joaquim Callado)
  • Sonhando (Chiquinha Gonzaga)
  • Desprezado (Pixinguinha)
  • Carrasqueira flauteando (Maurício Carrilho)
  • Dia feliz (João Dias Carrasqueira)
  • Pica-Flores de Machu-Pichu (Toninho Carrasqueira)
  • Palhaço (Egberto Gismonti)
  • Bebê (Hermeto Pascoal)
  • Rebuliço (Heloisa Fernandes)
  • Da Bahia ao Ceará (Moacir Santos)
  • Remexendo (Radamés Gnattali)
  • Primeiro amor (Patáppio Silva)

Heloísa Fernandes
Pianista e compositora, vem sendo descrita pela crítica como “lírica e luminosa, além de categorizações’’ (Tim Page, The Post and Courier, Charleston, USA). Com um repertório centrado em sublimes interpretações e criações instrumentais da música popular brasileira, uma das cinco finalistas premiadas no Prêmio Visa de Música Brasileira, tornou-se conhecida no Brasil e exterior, como através de sua participação no Spoleto Jazz Festival, um dos mais prestigiosos festivais de jazz, ou a turnê de piano solo nos EUA e os concertos no Brasil ao lado de Phillip Glass. Com participações de instrumentistas como Naná Vasconcelos e Zeca Assumpção e um repertório de composições próprias e arranjos para temas de Caetano Veloso e Pixinguinha, seu primeiro álbum, “Fruto”, foi aclamado pela crítica nacional e internacional. Em seu segundo álbum, “Candeias”, a pianista criou novas composições, tendo como ponto de partida as melodias e ritmos nacionais registrados por Mário de Andrade em 1936 no livro Melodias Registradas por meios Não-Mecânicos. Seu terceiro álbum, intitulado “Faces”, gravado em Chicago, Illinois, e lançado em 2018, registra suas novas composições e improvisos.

Toninho Carrasqueira
Com vários CDs premiados e uma história de centenas de apresentações por mais de 40 países, Carrasqueira é desses raros artistas que navegam livremente e com a mesma propriedade pelos universos erudito e popular, tradicional e contemporâneo. Elogiado pela crítica internacional tocando a música de Bach, Mozart, Poulenc, Villa-Lobos e Guarnieri, tem gravações dedicadas a Pixinguinha, Callado, Pattápio Silva, Maurício Carrilho, Guinga e outros mestres da música popular brasileira que são consideradas primorosas. Com o Quinteto Villa-Lobos, grupo que integrou durante 15 anos, gravou 14 CDs, dois DVDs, e recebeu indicações ao Grammy e os prêmios Rival e Carlos Gomes discernidos ao melhor grupo camerístico brasileiro. Em duo com a pianista Maria José Carrasqueira tem uma extensa carreira internacional, que inclui uma apresentação no New York Carnegie Hall. É presença constante nos palcos e estúdios de gravação à frente de algumas de nossas principais orquestras sinfônicas e ao lado de artistas de variadas tendências estéticas, como o Quarteto de Brasília, Nelson Ayres, Maurício Carrilho, Egberto Gismonti, Naylor Proveta, Ivan Vilela e Marlui Miranda, entre muitos outros. Professor doutor livre docente pela USP, universidade onde leciona, tem um livro lançado pela Edusp.

Data: 01/09/2024

Horário: das 20:00 às 21:30

Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes
Rua Barão de Jundiaí, 1093