Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Abertura da exposição “Memórias Afetivas de Gika”

Data: 03 de setembro (terça-feira)

Horário: 10h

Local: Galeria Jundiaí da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot (avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos)

Período expositivo: de 03 a 30 de setembro

Artista: Gika

Sinopse: Lembranças de um passado que se faz presente: memórias afetivas de uma infância colorida e criativa. Tecidos e estampas sempre fizeram parte da trajetória de brincadeiras de Gika. Criada com sua avó costureira, moda e arte eram vistas todos os dias por aqueles pequenos olhinhos curiosos.

Aquela criança dos anos 90 adorava um programa de TV, mas sua brincadeira preferida era fazer casinhas de boneca e roupinhas. Os retalhos de tecido, objetos, embalagens, entre outros, compunham toda a diversão, e hoje inspiram sua identidade artística na criação de suas obras.

Memórias Afetivas de Gika convida você a refletir sobre as lembranças, a importância do brincar e a produção artística sustentável e consciente. As obras que compõem a exposição utilizam, no mínimo, 40% de materiais reaproveitados ou reciclados. Cada peça da exposição carrega um significado afetivo para a artista, desde objetos pessoais até produções que acompanharam sua memória visual desde o nascimento.

A artista
Residente em Jundiaí, Gika inspira-se em suas memórias visuais afetivas, no movimento hip-hop e na moda. Sua pesquisa e busca intensa pela identidade visual refletem sua crença de que a arte é um meio de transformação sociocultural, informação, conscientização e liberdade de expressão.

Formada em Gestão Ambiental, Artes Visuais e Design Gráfico, iniciou sua trajetória profissional como arteeducadora em 2013, com oficinas de Graffiti e Artes Visuais ministradas na Fundação Casa, em Jundiaí, em ONGs de acolhimento em bairros descentralizados (Cáritas Diocesana e Associação de Acolhimento Bom Pastor), e em oficinas oferecidas pelas secretarias de Cultura de Jundiaí e de Várzea Paulista, em espaços como a Pinacoteca, Sala de Cultura e Centros de Referência de Assistência Social (Cras). Além disso, atuou como professora de Artes e Geografia na rede pública de ensino e desenvolveu projetos de cursos e workshops no SESC e na Secretaria de Cultura de Jundiaí.

A identidade visual sempre foi o foco e ponto de partida para a expressão da linguagem visual, com a crença de que crianças, jovens e adultos podem aprender facilmente desenho e pintura por meio de uma metodologia lúdica e criativa.

Materiais inusitados do cotidiano demonstram a acessibilidade das obras e a produção de artes visuais e moda, que são conceitos principais nas criações de Gika.

Data: 03/09/2024

Horário: das 10:00 às 11:30

Local: Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot
Av. Doutor Cavalcanti, 396, Jundiaí