Cia. Jovem de Dança apresenta tríade de coreografias no Centro Cultural São Paulo
Atividade já realizada.
Data: 17 de outubro (quinta-feira)
Horário: 20h
Local: Centro Cultural São Paulo – Sala Jardel Filho – Rua Vergueiro, 1000 – Liberdade, São Paulo
Sinopse: Tríade é um programa composto por três obras que fazem parte do repertório da Cia. Jovem de Dança, corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura de Jundiaí. Trata-se de três obras de três diferentes coreógrafos, enfatizando uma das principais características da Cia., que é a de proporcionar a versatilidade e a diversidade, promovendo o intercâmbio entre artistas ação de grande importância para o enriquecimento e crescimento profissional e artístico para os bailarinos.
A obra “Hu.ga” é a mais recente criação de Alex Soares, diretor artístico da companhia, e que teve sua estreia em julho de 2024. Já “Aquilo que guardo” e “Dança pra Lua” foram criadas especialmente para a companhia por Sarah Raquel e Ivan Bernardelli, contemplados no Edital de Novos Coreógrafos de 2023, que possibilitou a vinda desses profissionais para essas criações, fortalecendo assim o caráter formativo do grupo e proporcionando essa importante troca artística entre os bailarinos e diferentes profissionais da dança. Com “Dança pra Lua”, uma das obras resultantes dessa ação e que estará neste programa, o grupo conquistou o Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA) como Melhor Espetáculo em 2023.
Entrada gratuita – ingressos disponíveis no site do Centro Cultural São Paulo
Confira os detalhes do programa:
“Hu.ga”
Coreografia: Alex Soares
Assim como para nós a palavra “saudade” não tem uma tradução precisa em outras línguas, a expressão dinamarquesa “hygge” (pronuncia-se “hu-ga”) também não pode ser traduzida. Uma possível tentativa de se explicar é a de um conceito que pode ser próximo a de aconchego, ou a sensação de se estar em um ambiente agradável, um estado de intimidade da alma. E para cada dinamarquês esse estado íntimo é algo muito específico. Esse modo de viver está ligado, também, ao fato de os dinamarqueses serem considerados um dos povos mais felizes do mundo. Assim, este trabalho é uma tentativa de traduzir em imagens o sentimento “hygge” e ressaltar as diferenças e pontos de encontro entre este entendimento por parte dos dinamarqueses e também por nós brasileiros.
“Aquilo que guardo”
Coreografia: Sarah Raquel
Aquilo que guardo mergulha no universo poético da cantora Elis Regina com o objetivo de proporcionar uma atmosfera envolvente para o espectador. A voz potente da “pimentinha”, como era conhecida, se une aos movimentos contemporâneos marcados de subjetividade. A coreografia é um convite a sentir o corpo e os ossos … sentir até rir ou falar com voz embargada; até tremer ou pular, do mesmo modo que Elis abraçava o palco e fazia de suas interpretações um espetáculo.
“Dança pra Lua”
Coreografia: Ivan Bernardelli
Mitos da lua aparecem em muitas culturas. No Brasil, tais mitos teriam recebido influência dos povos indígenas, das mitologias da lua presentes nas tradições bantu e iorubá e das mitologias latinas, influenciadas por narrativas que compuseram as bases das festividades pagãs – e também religiosas – na península ibérica. “Dança pra Lua” é um espetáculo de sagração deste astro mágico, a partir de um trabalho coreográfico marcado pela circularidade, repetições, ciclos, mandalas, loopings e
espelhamentos – circularidade multidimensional do espaço, do tempo, do ritmo e do movimento, em busca de uma atmosfera cênica que evoca aspectos de delírio e transe, tão presentes nos ritos que celebram os mitos.
Coreografia premiada na Categoria Dança – Melhor Espetáculo pelo Prêmio APCA 2023
O mesmo programa será reapresentado no dia 18 de outubro (sexta-feira), a partir das 20h.
Quando
Data: 17/10/2024
Horário: das 20:00 às 22:00
Onde
Local: Centro Cultural São Paulo - Sala Jardel Filho
Rua Vergueiro, 1000 - Liberdade
São Paulo - São Paulo
CEP 01.504-000