Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Apresentação da coreografia “Lampejos: uma Degustação Visual” e pré-estreia de “Que tal o impossível?”, com a Cisne Negro Cia. de Dança

Data: 23 de maio (sexta-feira)

Horário: 20h

Local: Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro)

Apresentação: Cisne Negro Cia. de Dança

Direção artística: Dany Bittencourt

Coreografia: Jorge Garcia

Música: Itamar Assumpção

Sinopses:

“Lampejos: uma Degustação Visual” (2022) 
Duração: 45 minutos

Da coreógrafa brasileira Andressa Miyazato e com música original do premiado compositor Jean-Jacques Lemêtre, “Lampejos” é inspirado na tradição do Butoh de Ohno Kazuo e no seu método de criação de autorretratos. A percepção sensorial imaginária em sua abordagem sustenta o potencial da memória como procedimento coreográfico no momento presente. Utilizando a linguagem da dança contemporânea e do Butô, Andressa Miyazato constrói cenas que brincam com a ideia de temporalidade e o conceito de linearidade do tempo e com sua memória afetiva da dança: Não somos nós que nos movemos cronologicamente como um ponto rígido no espaço- tempo, mas muitas temporalidades passam por nós, deixando rastros que se manifestam na forma como nos comunicamos com o mundo – em forma de dança.

Pré-estreia de “Que tal o impossível?” (2025)
Duração:
40 minutos 

Do coreógrafo brasileiro Jorge Garcia – com trilha sonora a partir da obra de Itamar Assumpção – direção musical Maurício Badé e Bruno Buarque e curadoria musical Anelis Assumpção.
A nova criação coreográfica de Jorge Garcia, inspirada na música “Que Tal o Impossível?”, do icônico Itamar Assumpção, mergulha no universo sonoro e teatral do músico, explorando movimentos contemporâneos, sensíveis e lúdicos, enquanto homenageia a cidade de São Paulo em toda sua pluralidade, diversidade e efervescência cultural. A Cisne Negro, companhia paulistana com quase 50 anos de história, será o palco para esta proposta que une a musicalidade pulsante de Itamar com a riqueza criativa da dança. A concepção coreográfica traz um cenário noturno, inspirado nas noites paulistanas, com elementos visuais potentes e uma narrativa que mistura poesia, ludicidade e a vida noturna da metrópole.

Entrada gratuita – Ingressos disponíveis nas bilheterias e totens eletrônicos do Teatro e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1053 – Centro) e pela internet, por meio da plataforma Sympla.

Além do espetáculo, estão previstas outras atividades no dia 23 vinculadas:
13h: Workshop “Desenho do Corpo”, com Jorge Garcia (25 vagas gratuitas – por ordem de chegada)
17h50: Palestra sobre a vida e obra de Itamar Assumpção (50 vagas gratuitas – por ordem de chegada)



Quando

Data: 23/05/2025

Horário: das 20:00 às 21:30

Onde

Local: Teatro Polytheama
Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro
Jundiaí - SP
CEP 13.201-010

Como chegar

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/agenda-cultural/apresentacao-da-coreografia-lampejos-uma-degustacao-visual-e-pre-estreia-de-que-tal-o-impossivel-com-a-cisne-negro-cia-de-danca/