Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Programa triplo de coreografias com a Cia. Jovem de Dança: ‘P.A.Q.U.I.T.A.’, ‘Hu.ga’ e ‘Entre o corpo e o azul’

Data: 02 de agosto (sábado)

Horário: 19h30

Local: Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro)

Apresentação: Cia. Jovem de Dança – corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC)

Gênero: Dança

Classificação: Livre

Direção artística: Alex Soares

Sinopse: A Cia. Jovem de Dança, corpo artístico municipal ligado à Unidade de Gestão de Cultura (UGC), leva para o Teatro Polytheama um programa triplo de coreografias com “P.A.Q.U.I.T.A. – Passos aleatórios que um impulso te apresenta”, “Hu.ga” e “Entre o corpo e o azul”. Confira abaixo os detalhes de cada uma delas:

P.A.Q.U.I.T.A. – Passos aleatórios que um impulso te apresenta

Obra de composição coletiva durante a pandemia e que se inspira nas músicas do balé clássico Paquita, “P.A.Q.U.I.T.A. -– Passos aleatórios que um impulso te apresenta” traz como experimento artístico exploração do impulso, da espontaneidade e da reinvenção do clássico sob um olhar contemporâneo. A coreografia já rendeu à Cia. uma de suas nomeações pelo Prêmio da Associação Paulista de Críticos de Artes (APCA), na categoria “Criação”.

Hu.Ga

Coreografia: Alex Soares

Assim como para nós a palavra “saudade” não tem uma tradução precisa em outras línguas, a expressão dinamarquesa “hygge” (pronuncia-se “hu-ga”) também não pode ser traduzida. Uma possível tentativa de se explicar é a de um conceito que pode ser próximo a de aconchego, ou a sensação de se estar em um ambiente agradável, um estado de intimidade da alma. E para cada dinamarquês esse estado íntimo é algo muito específico. Esse modo de viver está ligado, também, ao fato de os dinamarqueses serem considerados um dos povos mais felizes do mundo. Assim, este trabalho é uma tentativa de traduzir em imagens o sentimento “hygge” e ressaltar as diferenças e pontos de encontro entre este entendimento por parte dos dinamarqueses e também por nós brasileiros.

Entre o corpo e o azul

Coreografia: Henrique Rodovalo

“Entre o corpo e o azul” traz como premissa o conceito de limite: onde começa o corpo e termina o movimento? Onde este movimento começa e finaliza no espaço? A partir dessas perguntas foi se desenvolvendo um corpo, que se movimenta, se expressa e acontece em espaços delimitados, provocados por uma sensível trilha sonora.

Entrada gratuita – Ingressos disponíveis a partir das 10h30 da sexta-feira (01) nas bilheterias e totens eletrônicos do Teatro e do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1053 – Centro) e na internet, por meio da plataforma Sympla.



Quando

Data: 02/08/2025

Horário: das 19:30 às 21:30

Onde

Local: Teatro Polytheama
Rua Barão de Jundiaí, 176, Centro
Jundiaí - SP
CEP 13.201-010

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/agenda-cultural/programa-triplo-de-coreografias-com-a-cia-jovem-de-danca-p-a-q-u-i-t-a-hu-ga-e-entre-o-corpo-e-o-azul/