CineSolar – sessões gratuitas de curtas-metragens, filmes e visitação ao furgão CineSolar
Data: 26 de agosto (terça-feira)
Horário: 18h30
Local: Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Francisco Gastaldo (Rua Uva Niágara, 1250 – Morada das Vinhas)
Entrada gratuita – por ordem de chegada
Cinema ao ar livre, pipoca, diversão em família, tudo de graça, com sustentabilidade, ciências e tecnologia. O encanto do CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil, chega à sua 7ª edição e poderá ser novamente vivenciado em Jundiaí, com atividades para toda a família. Na telona serão exibidos curtas-metragens ambientais e a animação “Robô Selvagem”. A entrada e a pipoca são gratuitas, e os filmes contam com recursos de acessibilidade.
Realização: Brazucah Produções e Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo, por meio do Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC)
Patrocínio: CPFL Energia
Apoio: Instituto CPFL e Prefeitura Municipal de Jundiaí por meio da Unidade de Gestão de Cultura
Programação:
- 18h30 – 1ª sessão: exibição de curtas-metragens, com recursos de acessibilidade – Língua Brasileira de Sinais (Libras), audiodescrição e legenda descritiva;
Confira a lista de curtas-metragens da sessão: ‘Histórias milenares – conhecendo a China’, ‘Lagrimar’, ‘Os Macurus’, ‘Where Are You From?’, ‘Ilha do Lixo’, ‘Vellozia’, ‘Céu Fumaça – a emergência climática na voz das crianças’, ‘Floresta que refresca’ e ‘Verde!’ - 19h30 – 2ª sessão: exibição do filme “Robô Selvagem.
- Visitação ao furgão CineSolar, primeiro cinema itinerante movido a energia solar do Brasil e que carrega todo o cinema e se transforma em uma estação móvel de ciências, arte, tecnologia, sustentabilidade e cultura de paz.
Em caso de chuva, a sessão acontecerá no mesmo local, que conta com quadra coberta.


Fichas técnicas dos curtas-metragens da 1ª sessão:
- ‘Histórias milenares – conhecendo a China’ – Direção: Carlos Munhoz, Cynthia Alario e Paulo Perez – Brasil – 2025 – Documentário – Duração 6 min
Nesse curta-metragem, a equipe do CineSolar apresenta curiosidades e informações sobre a China, seu povo, cultura e o impacto da tecnologia nas fontes de energia renovável. Com um roteiro interativo e dinâmico, o público é convidado a praticar algumas palavras em mandarim, além de descobrir temas desse fascinante país.
- ‘Lagrimar’ – Direção: Paula Vanina – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 14 min
Joana, uma menina solitária em busca de água em meio à seca, encontra um novo significado em sua jornada ao vivenciar um encontro inesperado e enigmático.
- ‘Os Macurus’ – Direção: Julia Vellutini e Mateus de Jesus – Brasil – 2022 – Animação – Duração: 7 min
Ao tentar revitalizar uma praça, utilizando a reciclagem e o reaproveitamento de diversos materiais como ferramentas, os Macurus se deparam com um monstro sem forma.
- ‘Where Are You From?’ – Direção: Juan Cristiani – Uruguai – 2023 – Animação – Duração: 2 min e 40 s
Uma jornada cinematográfica imersiva, transmitindo efetivamente a urgência de abordar desastres ambientais e suas consequências por meio do realismo e da fantasia.
- ‘Ilha do Lixo’ – Direção: Elisa Guimarães – Brasil – 2023 – Animação – Duração: 8 min e 40 s
Janaína e seu pai Alfredo enfrentam um congestionamento por causa de uma enchente. A menina joga uma garrafa de plástico pela janela do carro, a partir desse momento, acompanhamos toda a trajetória da garrafa, passando pelo esgoto, bacias de água doce, população ribeirinha, até o mar, onde a garrafa se acomoda em uma das grandes ilhas de plástico presentes no oceano.
- ‘Vellozia’ – Direção: Pedro de Castro Guimarães – Brasil – 2024 – Animação – Duração: 13min
Fruto do Projeto Águas Cerratenses: semear para brotar, executado pela Rede de Sementes do Cerrado em parceria com a Semeia Cerrado e a Associação de Coletores Cerrado Pé, “Vellozia” é um desenho animado que aborda as aventuras de Vellozia, Ana e Miro para solucionar os desafios causados por mudanças climáticas em sua comunidade. A história se passa no Cerrado, o berço das águas, onde as crianças precisam aprender com a natureza sobre como restaurar o bioma, recuperar nascentes e enfrentar os problemas ambientais.
- ‘Céu Fumaça – a emergência climática na voz das crianças’ – Direção: Jader Gudin – Brasil – 2022 – Animação – Duração: 5 min e 50 s
O ser humano tira sem pensar duas vezes, ele não pensa no futuro, só pensa no agora”, desabafa Heitor. “É até difícil imaginar como vai ser o futuro, se hoje já está desse jeito”, complementa Alice. “E quando destrói a natureza o tempo muda”, como percebe Maria Isadora. “O céu é só fumaça”, revela Raphael, que vive na região amazônica. O curta de animação “Céu fumaça – A emergência climática na voz das crianças” traz esses e outros depoimentos de crianças que vivem em diferentes regiões brasileiras; elas nos contam como veem e percebem o impacto da emergência climática em suas vidas. O filme é uma realização da Toca de Barro Filmes e do Portal Lunetas, iniciativa do Instituto Alana. A produção faz parte do movimento #KidsFirst e do especial do Lunetas, “Emergência climática e as infâncias: por um futuro no presente”.
- ‘Floresta que refresca’ – Direção: Ianah Mello – Brasil – 2019 – Animação – Duração: 05 min e 10 s
É uma animação de 5 minutos que fala sobre a questão das mudanças climáticas, apresentando uma proposta para repensarmos nossa relação com o meio ambiente.
- ‘Verde!’ – Direção: Rodrigo Luluca – Brasil – 2020 – Animação – Duração: 06 min e 13s
VERDE, um filme que retrata a vida de uma árvore que cresce solitária, porém acaba por conhecer uma menina inteligente, dinâmica e amante do mundo verde (natureza). O filme repudia o abate excessivo de árvores e incentiva a proteger o meio ambiente.
Quando
Data: 26/08/2025
Horário: das 18:30 às 20:00
Onde
Local: Complexo Educacional, Cultural e Esportivo Francisco Gastaldo
Rua: Uva Niagara, 1250 – Morada das Vinhas
Jundiaí - São Paulo
CEP 13.214-699