Lançamento Literário “O Fabuloso Inventário de Brasinha – e as Memórias de um Grande Sertão” – Stella Ramos
Data: 17 de outubro
Horário: 10h30
Duração: 180 minutos
Classificação: Livre
Local: Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot (Avenida Dr. Cavalcanti, 396 – Complexo Argos)
Evento gratuito.
O livro é um delicado inventário poético que nasce das histórias contadas por José Oswaldo dos Santos, o Brasinha, figura notória da cidade mineira de Cordisburgo. Brasinha transforma objetos em protagonistas de fabulações e causos que vão beber no coração do sertão mineiro e na obra de seu conterrâneo, João Guimarães Rosa.
O evento contará ainda com a apresentação do Duo de Varanda, composto pela própria autora e o acordeonista/pianista Rafael Cabello.
O repertório é inspirado na poética do imenso escritor brasileiro João Guimarães Rosa. A escolha das canções é tecida a partir de referências a Cordisburgo, sua cidade natal, e a outras da mesma região, mas também caminha por temas abordados em sua obra literária, como a saudade, a memória, a infância e a velhice, o tempo e os desencontros, e elementos metafóricos da travessia da vida como rios, veredas, a relação com a natureza e a vida no campo.

Quando
Data: 17/10/2026
Horário: das 10:30 às 15:30
Onde
Local: Biblioteca Municipal Prof. Nelson Foot
Av. Doutor Cavalcanti, 396, Jundiaí
Jundiaí - São Paulo
CEP 13201-003