Cultura Jundiaí | https://cultura.jundiai.sp.gov.br

Abertura da exposição “Asas da Paisagem”, de Sílvia Guadagnini

Data: 11 de outubro (sábado)

Horário: 10h

Local: Pinacoteca Municipal Diógenes Duarte Paes (rua Barão de Jundiaí, 109 – Centro)

Exposição viabilizada por meio do edital da IV ExpoArtes da Secretaria Municipal de Cultura (SMCULT) da Prefeitura

Período expositivo: de 11 de outubro a 08 de novembro de 2025

Sinopse: A exposição “Asas da paisagem” traz nove fotografias de borboletas e mariposas tropicais registradas na região da Serra do Japi, em Jundiaí, São Paulo. A artista visual, Sílvia Guadagnini, doutoranda artes visuais na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) e professora universitária, utilizou as fotografias para criar intervenções nas estampas das asas desses insetos substituindo partes das asas por imagens de satélite de locais no Brasil que sofreram os efeitos das mudanças climáticas extremas ou tiveram profundas alterações na paisagem causadas pela ação humana.

A artista desenvolve sua pesquisa visual na intersecção entre arte, ciência e tecnologia, as obras de arte são feitas com ferramentas tecnológicas como fotografia digital, aplicativos de tratamento de imagem, aplicativos de geolocalização e contam com o apoio de biólogos para identificação de espécies e referências teóricas.

A arte é um reflexo de seu tempo, a relevância do tema sobre as mudanças climáticas e o Antropoceno, a nova era geológica que o planeta está vivenciando, a partir das profundas mudanças ambientais causadas pela ação humana são questões ambientais atuais e presentes nas discussões mundiais. O projeto pretende despertar reflexões sobre a nossa relação com a paisagem e todos os seres que fazem parte dela. A paisagem natural faz parte da cultura brasileira. Ao perdermos nossa paisagem, além de toda perda de biodiversidade ecológica envolvida, perderemos também nosso referencial cultural. O Brasil é reconhecido mundialmente por suas florestas nativas, por sua rica biodiversidade de flora e de fauna. Ao mesmo tempo, o país vem carregando tristes estatísticas ambientais.

Desde 2018, a artista realiza uma pesquisa fotográfica sobre lepidópteros (borboletas e mariposas) e suas fotografias são feitas na região da Serra do Japi, em Jundiaí, que é um importante fragmento de Mata Atlântica preservada e possui cerca de 650 espécies de borboletas e mariposas. 

As imagens na exposição podem num primeiro momento parecer naturais, mas após uma observação detalhada o público irá perceber que as estampas foram substituídas por imagens de satélite do território brasileiro, locais como Barragem do Fundão, em Brumadinho, MG, o território de Porto Alegre, RS durante a enchente de 2024, espaços urbanos de populações mais vulneráveis no Rio de Janeiro e em São Paulo, paisagens do cerrado agrícola e de desmatamento na Amazônia, construções no entorno da Serra do Japi, entre outras.

Neste projeto as fotografias das borboletas carregam em suas asas, as imagens da degradação do território brasileiro. As alterações da paisagem interferem diretamente na perda de espécies e nas populações desses insetos e de outros seres que habitam nosso planeta. Por isso, é cada vez mais difícil avistar uma borboleta no ambiente urbano. Quantas borboletas você avistou hoje? 

A artista: Sílvia Guadagnini realiza sua linha de pesquisa visual na intersecção entre arte, ciência e tecnologia. A artista visual é formada em Educação Artística, pela Universidade Estadual Paulista (Unesp), fez mestrado em Artes Visuais pela Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), Gestão Ambiental pela Universidade Paulista (Unip) e é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais pela Unicamp. Trabalha como professora do ensino superior, nos cursos de Design Gráfico e Publicidade e Propaganda, na Unip, campus Jundiaí.



Quando

Data: 11/10/2025

Horário: das 11:00 às 12:30

Onde

Local: Pinacoteca Diógenes Duarte Paes
Rua Barão de Jundiaí, 109, Centro.
Jundiaí - São Paulo
CEP 13207-060

Link original: https://cultura.jundiai.sp.gov.br/agenda-cultural/abertura-da-exposicao-asas-da-paisagem-de-silvia-guadagnini/