“Bitita – A Carolina que não te contam”, com o Núcleo Preto de Artes Afro-Diaspóricas
Data: 26 de abril (sábado)
Horário: 19h
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro (rua Barão de Jundiaí, 1093 – Centro)
Apresentação: Núcleo Preto de Artes Afro-Diaspóricas
Produção: Tomada Cultural Produções
Duração: 75 minutos
Gênero: Teatro
Classificação: 12 anos
Sinopse: Com duração de 75 minutos e classificação para maiores de 12 anos, espetáculo “Bitita – Carolina que não te contam” é uma homenagem à escritora mineira Carolina Maria de Jesus. O espetáculo acompanha um grupo de artistas que enfrenta desafios ao preparar o desfile de uma escola de samba em celebração à vida e obra dessa importante autora. Durante o processo criativo, as histórias de Carolina, dos personagens e dos envolvidos se entrelaçam em um rico mosaico de falas, memórias e, claro, muito samba.
Bitita, como era carinhosamente chamada a escritora, é uma figura emblemática que transcende o tempo. Embora suas obras tenham alcançado vendas e traduções que superaram até mesmo as de autores como Paulo Coelho, Carolina e sua família não puderam usufruir dos lucros gerados por sua literatura. Tragicamente, em seus últimos anos, ela foi forçada a vender papel para sobreviver, refletindo uma realidade dolorosa vivida por muitas mulheres negras, que, apesar de seus imensos talentos, enfrentam profundas desigualdades sociais.
A apresentação é realizada pelo Núcleo Preto de Artes Afro-Diaspóricas com produção da Tomada Cultural e financiamento pelo Edital nº 21/2023 – Demais Áreas da Lei Federal Paulo Gustavo, com o apoio da Unidade de Gestão de Cultura da Prefeitura.
O Núcleo Preto de Artes Afro-Diaspóricas é um grupo de teatro composto exclusivamente por artistas negros das cidades de Várzea Paulista e Jundiaí, no estado de São Paulo. Fundado com a missão de promover a arte e a cultura afro-diaspórica, o grupo utiliza o teatro como uma poderosa ferramenta de entretenimento e conscientização. Por meio de seus espetáculos, o Núcleo Preto busca resgatar e celebrar figuras importantes da história afro-diaspórica, oferecendo um espaço para estudo, reflexão e valorização da cultura negra.
Ingressos à venda nas bilheterias e totens eletrônicos do Centro das Artes e do Teatro Polytheama (rua Barão de Jundiaí, 176 – Centro) e pela internet, por meio da plataforma Sympla.

Quando
Data: 26/04/2025
Horário: das 19:00 às 20:15
Onde
Local: Sala Glória Rocha do Centro das Artes
Rua Barão de Jundiaí, 1093
Jundiaí - São Paulo
CEP 13201010